Aniversário da Aliança: Um ano de lutas, desafios e vitórias em defesa da alimentação saudável

Para celebrar a data, foram realizados eventos em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável celebrou seu primeiro aniversário com eventos realizados durante os dias 30 e 31 de outubro, no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Nos encontros, foram apresentadas as atividades realizadas ao longo de um ano de atuação da rede, que reúne diversas organizações da sociedade civil e especialistas no tema da alimentação saudável.

O primeiro ano da Aliança foi marcado por realizações de campanhas e ações de advocacy, no sentido de pedir e cobrar a formulação e o aprimoramento de políticas públicas que buscam promover a alimentação saudável no ambiente escolar, a  rotulagem adequada, a taxação e a  regulação do marketing abusivo de produtos não-saudáveis, entre outros temas de importância social.

O Joio e o Trigo

Durante os eventos, o site O Joio e o Trigo, que tem o apoio da Aliança, também foi lançado. O espaço é dedicado a reportagens sobre os bastidores da indústria de alimentos, feitas pelos jornalistas da Agência 3, Moriti Neto e João Peres.

Na ocasião, foi debatida a primeira reportagem, que denuncia um processo de renúncia fiscal e créditos tributários envolvendo a indústria dos refrigerantes: a Coca-Cola e a Ambev, mesmo sem pagar impostos na Zona Franca de Manaus, pedem restituição de créditos, numa soma que ultrapassa R$ 7 bilhões ao ano.

Após as apresentações, foi realizado um debate com a participação de membros do comitê gestor da Aliança de cada cidade, mediados pela jornalista Flávia Oliveira, no Rio de Janeiro, pelo jornalista Maurício Tuffani, em São Paulo, e pela jornalista e ativista Bia Barbosa, em Brasília.

 

Deixe o seu comentário

© 2017 - Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. Todos os direitos reservados.