Candidato(a), o que tem no seu prato?

O que queremos?

Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável  deseja que os candidatos às Eleições 2020 façam da alimentação uma prioridade e insiram em suas plataformas o compromisso com a criação de políticas públicas voltadas à alimentação adequada e saudável.

Iniciativas públicas ligadas à alimentação ajudaram o Brasil a sair do Mapa da Fome pela primeira vez em 2014, e ao mesmo tempo, desacelerar o avanço da obesidade, diabetes, doenças do coração e outras doenças crônicas não transmissíveis, principais causas de morte no Brasil e no mundo.

Você sabia que tudo o que você come sofre impacto das decisões políticas? Nossa alimentação é resultado de fatores ambientais, socioculturais e econômicos que se expressam na vida de cada pessoa e no conjunto da sociedade.

Ajude os(as) candidatos(as) a terem iniciativas que tornem mais fácil e barato o acesso a alimentos saudáveis e desestimulem o consumo de alimentos ultraprocessados.

Baixe nossa carta de proposta e cobre deles(as) o aprimoramento de suas propostas para as eleições 2020.

Nossa carta de propostas

Nossa CARTA DE PROPOSTA AOS CANDIDATOS E CANDIDATAS foi construída coletivamente pela Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável e reflete décadas de trabalho de organizações da sociedade civil, entidades de classe, coletivos e pesquisadores que atuam nessas pautas.

Dividida em quatro frentes prioritárias: promoção da amamentação e da alimentação complementar saudável; implementação de medidas fiscais que possibilitem escolhas e práticas alimentares saudáveis; incentivo e apoio à agroecologia e à agricultura familiar; e proteção do meio ambiente e garantia da água como direito humano e bem comum, o documento sistematiza propostas que poderão mudar a realidade alimentar das cidades brasileiras e contribuir para uma vida mais digna e saudável.

carta-seta-2

Cobre dos parlamentares que ajudou a eleger

Esta campanha não é somente para os(as) candidatos(as) aos governos municipais. Você também pode cobrar do(a) deputado(a) federal, estadual, senador(a) que ajudou a eleger nas últimas eleições fazendo o seguinte:

1. BAIXE A CARTA DE PROPOSTAS

Ela contém as principais pautas que constituem um programa sólido em defesa da nossa saúde.

Baixe aqui ➔

2. CERTIFIQUE-SE QUE VOCÊ TEM O CONTATO DE SEU(SUA) CANDIDATO(A)

Você pode encontrar o e-mail oficial do(a) candidato(a) no site de campanha ou entrar em contato por meio das mídias sociais. O dos parlamentares já eleitos estão nos websites do Senado, da Câmara dos Deputados e das Assembleias Legislativas do seu estado.

3. PEÇA PARA O SEU(SUA) CANDIDATO(A) ASSUMIR ESSE COMPROMISSO

Diga para ele(a) que você se preocupa com a saúde e com a segurança alimentar e nutricional das pessoas do seu município e que gostaria que ele(a) se comprometesse pelo direito à alimentação adequada e saudável.

Notícias

SindinutriSP ouve candidaturas à vereança sobre alimentação saudável e adequada e segurança alimentar

O Sindicato dos Nutricionistas no Estado de São Paulo (SinditnutriSP) realizou nos dias 5 e 6 de novembro dois bate-pa

Eleições municipais 2020: em SC, propostas para promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional

Em Santa Catarina, movimentos sociais, coletivos e organizações da sociedade civil fizeram um webinar suprapartidári

Webinar aborda propostas sobre alimentação adequada e saudável nas eleições municipais

Na quarta-feira, dia 21 de outubro, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável reuniu diversos integrantes para

No Rio Grande do Sul, candidaturas às prefeituras apresentam propostas de políticas para alimentação

Cidadãos e cidadãs das principais cidades, de todas as regiões do Rio Grande do Sul terão a oportunidade de conhece