Carta modelo sobre parcerias de escolas com a campanha McDia Feliz

Prezada escola e comunidade,

Algumas escolas, movidas pela intenção de ajudar, têm se tornado parceiras da campanha McDia Feliz, promovendo a venda de tíquetes de Big Mac para a comunidade escolar. No entanto, queremos chamar a atenção para uma prática de marketing que explora a criança, bem como a boa vontade da comunidade –  e coloca em risco sua saúde.

O McDonald’s é uma empresa que fabrica e faz muita propaganda de hambúrguer e outros produtos que não são recomendados como parte de uma alimentação saudável. O consumo regular desses produtos, que fazem a gente ganhar peso, está associado a doenças do coração, diabetes e até mesmo câncer, o que gera grande sofrimento e até a morte.

O McDonald’s usa palhaços, brinquedos e outras promoções que encantam as crianças e fazem com que seus pais ignorem o mal que os lanches provocam. Com isso, adultos e, principalmente, crianças são incentivados a consumir grandes quantidades de produtos que não precisam, sendo fidelizadas desde muito cedo.

Há 30 anos, menos de 3% das crianças brasileiras eram obesas. Hoje, uma em cada três crianças está acima do peso.

Quando você compra um hambúrguer do McDonald’s, seja qual for o dia do ano, você está fazendo mal a si mesmo(a). E além disso você está financiando e apoiando todas as propagandas que o McDonald’s faz para convencer mais crianças e mais adultos a comerem mal e adquirirem um hábito alimentar que pode levar ao adoecimento.

Como ajudar crianças com câncer sem estimular o consumo de alimentos que causam câncer? Você pode doar o seu dinheiro diretamente para as casas que assistem crianças com câncer. Até a Casa Ronald aceita doações diretas. Ao invés de comprar um hambúrguer, doe o valor que você gastaria para uma entidade. Assim, você tem certeza que o dinheiro será destinado para a casa de apoio e pode ajudar a cuidar das crianças sem causar mais câncer.

Alguns exemplos de instituições que cuidam de crianças com câncer e recebem doações:

Inca – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/sobreinca/site/oinstituto/voluntariado/como-doar

Instituto Desiderata http://www.desiderata.org.br/colabore.html

Núcleo de Apoio a Criança com Câncer http://www.nacc.org.br/como-ajudar/doacoes/

GRAACC https://graacc.org.br/doar/

AACC http://www.aacc.org.br/doacao-online/

Casa Ronald http://institutoronald.org.br/como-ajudar-criancas/#doacao-mensal-ou-periodica

Assim, nos posicionamos e pedimos que essa escola reveja seu posicionamento de apoiar uma prática de marketing nociva às crianças de sua comunidade.

Subscrevemos.

Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável

Milc – Movimento Infância Livre de Consumismo

Mães, pais e responsáveis:

Deixe uma resposta

© 2017 - Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. Todos os direitos reservados.

%d blogueiros gostam disto: