E a Rotulagem Adequada chegou ao Maranhão

POR: ANDRÉ CORRÊA

O engajamento da sociedade é fundamental para o avanço das políti cas públicas. Especialmente em um assunto tão sensível como a alimentação, que afeta diretamente a vida de todos nós.

Um ótimo exemplo desse engajamento que faz a diferença aconteceu em dezembro em São Luís, no Maranhão. Técnicos da Coordenação de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde do Estado organizaram de forma espontânea e independente a primeira ação de informação sobre Rotulagem Nutricional Frontal do estado. O objetivo foi levar aos maranhenses a proposta de rotulagem frontal desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Como ação piloto, foi montada uma tenda na entrada do restaurante universitário instalado na Universidade Federal do Maranhão. Dois nutricionistas da Secretaria de Saúde e mais quatro estudantes de nutrição da universidade passaram o dia explicando ao público a proposta do Idec/UFPR, exibindo produtos com o triângulo preto e distribuindo folders informativos. No evento também foram recolhidas mais de 400 assinaturas para a petição da campanha Rotulagem Adequada Já!

A ação teve uma ótima dinâmica e boa aceitação. Além da tenda, a Coordenação Estadual realizou também uma reunião com equipes das secretarias de Educação, Desenvolvimento Social (ambas estaduais), Segurança Alimentar e Saúde (ambas municipais) com o intuito de sensibilizar ainda mais gente para a causa da rotulagem. Com isso, novos parceiros foram conquistados para as próximas ações já programadas.

Nós comemoramos cada iniciativa como esta que acontece pelo país. A mobilização e o envolvimento de todos é fundamental para que tenhamos a oportunidade de exercer escolhas alimentares mais saudáveis. Nós temos o direito de saber o que comemos e equipes como a da Secretaria de Saúde do Maranhão nos ajudam a tornar esse direito uma realidade.

OBS: A quem se interessar por fazer ações como esta, é só entrar em contato conosco pelo email contato@alimentacaosaudavel.org.br

Deixe uma resposta

© 2017 - Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. Todos os direitos reservados.

%d blogueiros gostam disto: