Os alimentos ultraprocessados e o açúcar que a gente não vê

The New York Times recomenda que leitores diminuam o consumo de alimentos ultraprocessados,
que escondem o açúcar e causam a obesidade

O açúcar está em muitos produtos, mas ele está principalmente onde a gente não consegue enxergá-lo. O problema é que ele é um dos principais causadores das epidemias de diabetes e obesidade que avançam em todo o mundo. Por isso, para nos protegermos, é preciso reduzir drasticamente a presença dos alimentos ultraprocessados das nossas dietas.  

Esta é a mensagem central trazida pelo jornal The New York Times, que publicou recentemente um guia que ajuda seus leitores a identificarem e cortarem da alimentação o chamado açúcar adicionado – aquele que vem escondido no cereal matinal, no suco artificial, no condimento industrializado e em tantos outros produtos ultraprocessados.

“O maior problema dos produtos com açúcar adicionado é que eles são fáceis de comer em excesso. Eles são palatáveis e altamente calóricos, mas frequentemente eles não te fazem se sentir saciado. Ao invés disso, eles te fazem comer mais e mais. Como estamos cercados de alimentos com açúcar adicionado – na cozinha, nos restaurantes, nas escolas e nos escritórios – a maioria de nós ingere excesso de açúcar sem nem mesmo estar consciente disso”, publicou o NYT.

Outra questão ainda mais grave é a estratégia da indústria de alimentos de culpar a gordura como grande mola propulsora do sobrepeso, desviando a opinião pública do gigantesco problema que é o açúcar. A indústria faz isso, entre outros, financiando estudos e reportagens sobre os perigos da gordura – e enchendo seus produtos de selos como “0% gordura”. “No entanto, pesquisas recentes têm mostrado com cada vez mais frequência que a superabundância de carboidratos simples, em especial o açúcar, é o problema nº 1 da dieta moderna”, acrescenta a reportagem.

E, obviamente, não estamos falando aqui do açúcar natural contidos nas frutas e outros alimentos in natura. O problema são os produtos ultraprocessados. No próprio NYT, Marion Nestle, da Universidade de Nova York, lembra que a maioria das pessoas não come em demasia o açúcar natural. Isso porque esses alimentos (frutas, verduras e legumes) contêm uma quantidade apropriada de fibras, vitaminas e minerais que ajudam a saciar nossa fome e não induzem ao consumo em excesso.

Para ler o guia completo do jornal The New York Times, acesse aqui (disponível apenas em inglês). Para saber mais sobre o açúcar que a gente não vê, acesse o infográfico produzido pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

 

2 Comentários

  • byLibbyD
    Posted 04/04/2018 22:42 0Likes

    Obrigado meu amigo ! Tem 13.min mas tá valendo.

  • byViagra
    Posted 06/04/2018 06:49 0Likes

    Não coloquei açúcare ficou melhor ! Com açúcar na massa ficou muito doce!

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