Programas brasileiros de combate à má nutrição são tema de relatório

Documento lançado pela OPAS sintetiza experiências nacionais e está disponível online

Quem busca referência a respeito de políticas públicas voltadas para combate da má-nutrição – fome, desnutrição e obesidade – pode consultar o mais novo relatório organizado pela OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde). Intitulado Sistemas alimentares e nutrição: a experiência brasileira para enfrentar todas as formas de má-nutrição, o documento sintetiza iniciativas locais recentes.

Dentre elas estão: políticas de agricultura familiar; educação alimentar e nutricional; Programa Nacional de Alimentação Escolar; enfrentamento da obesidade e doenças crônicas não transmissíveis; e Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

O material serve como ponto de partida para aprofundar leituras e pesquisas e reconhece que o Brasil tem expressado formalmente sua vontade política de enfrentar questões urgentes relativas à alimentação adequada e saudável. Os exemplos sinalizam nesta direção. Mas é preciso lembrar que só isso não basta. O Brasil tem a obrigação de, à luz de um enorme saber que se acumula com experiências internacionais e estudos científicos, andar ainda mais rápido.

O relatório completo está disponível  aqui.

Deixe uma resposta

© 2017 - Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. Todos os direitos reservados.

%d blogueiros gostam disto: