Guia de Avaliação de Alimentos Doados aos  Bancos de Alimentos O guia tem a intenção de auxiliar profissionais quanto aos critérios mínimos que devem ser observados para que o produto possa ser aceito como em condições aptas de consumo. Ou seja, busca apresentar parâmetros de aceitabilidade dos alimentos por meio de aspectos sensoriais, em particular visuais, e dessa forma orienta para a tomada de decisão sobre o aceite, ou não, do alimento.

Os Bancos de Alimentos trabalham com doações e sobre elas se faz necessário avaliar uma série de particularidades, tais como: a triagem dos alimentos, capacidade para uso seguro e integral do alimento e atuação em rede para otimizar a logística da captação de doações e de escoamento da distribuição e consumo, muitas vezes em curtíssimo tempo, para garantir o consumo seguro do alimento. Os gestores, técnicos e voluntários que trabalham nos bancos de alimentos têm grande responsabilidade com a qualidade dos produtos que são recebidos e repassados como doação e devem observar um conjunto de procedimentos higiênico-sanitários instituídos pela legislação sanitária.

O guia também pretende qualificar a gestão desses bancos, em consonância com os objetivos da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos de promover o intercâmbio de experiências e soluções, de favorecer os processos de captação e distribuição de alimentos e de oferecer à população maior transparência em relação aos serviços prestados pelos bancos de alimentos.

Clique aqui para fazer download da publicação.