Depois de uma edição virtual, em 2020, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável teve a honra e alegria de participar presencialmente do XXVII Congresso Nacional de Nutrição (Conbran) que aconteceu entre os dias 5 e 7 de outubro, em Maceió, Alagoas. O evento reuniu mais de dois mil profissionais e pesquisadores das áreas de saúde e nutrição, de todas as regiões do Brasil, que participaram de uma intensa programação de palestras, oficinas e debates.

Vários membros da Aliança participaram como palestrantes e moderadores de sessões, apresentadores de trabalhos e participantes ativos nos debates. Mas foi no estande da Aliança que puderam interagir intensamente com o público, para defender políticas públicas para a garantia  do direito humano à alimentação adequada e saudável. Especialmente por meio das atividades educativas chamadas “tendas”.

Integrantes do GT na Tenda Comida de Criança

A tenda “Comida de Criança” provocou reflexões e atividades sobre produtos alimentícios direcionados às crianças, exercitando a classificação desses produtos por meio de um jogo em que o público foi convidado a identificar in natura, minimamente processados, processados ou ultraprocessados. Também estava exposta uma linha do tempo dos grandes marcos regulatórios da amamentação e alimentação infantil. As atividades foram realizadas pelo Grupo Temático Comida de Criança.

Tenda da Água

No evento, aconteceu também a estreia da Tenda da Água, idealizada e produzida pelo Grupo Temático da Aliança. A partir de um painel e de dinâmicas com jogos, a Tenda trata de temas como conflitos por água no Brasil, poluição ambiental, efeitos do uso de agrotóxicos e do extrativismo na qualidade da água, preservação da água e formas de potencializar ações comunitárias pelo acesso comum a esse bem, além de trazer o racismo ambiental para a pauta, levantando também a questão do acesso equânime a esse direito. A interação do público foi energizante e integrantes dos núcleos locais da Aliança poderão replicar a Tenda da Água nos diferentes estados.

Tenda da Rotulagem mostrou mudanças na norma da Anvisa

A Tenda da Rotulagem teve sua reestreia no formato presencial, com integrantes do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) apresentando informações atualizadas sobre o novo modelo de rotulagem nutricional, que entrou em vigor recentemente. O público participante pode saber mais sobre as mudanças na tabela de informação nutricional, a rotulagem nutricional frontal – que vai indicar produtos com excesso de açúcar adicionado, sódio e gordura, e sobre os limites e prazos para implementação da nova norma. 

Participantes durante Tenda da Felicidade

Além das estreias e reestreias, aconteceu também a Tenda da Felicidade, com uma exibição da fórmula secreta dos refrigerantes pelas nutricionistas da ACT Promoção da Saúde. Durante a ação, o público pôde assinar a petição em defesa do projeto de lei que cria a Cide Refrigerantes, um imposto de 20% sobre refrigerantes e outras bebidas açucaradas – e responder a um questionário sobre as bebidas ultraprocessadas e os malefícios à saúde e ao meio ambiente, com distribuição de brindes. 

Centenas de pessoas passaram pelo estande, conhecendo a agenda de atuação da Aliança e as formas de se engajar. Também foi um espaço importante para divulgação da campanha “Derruba veto, reajusta Pnae”, na qual a sociedade civil solicita que o Congresso Nacional aprecie e rejeite a medida do presidente Jair Bolsonaro (PL) que cancelou a primeira recomposição do orçamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Você pode assinar a petição aqui. 

“A Asbran (Associação Brasileira de Nutrição) foi muito valente em fazer o Conbran de modo remoto no ano passado, e estava fazendo muita falta esse encontro presencial. E além da programação oficial, são importantes as conversas de corredor, os abraços e a troca de informações e energias entre profissionais que estão nas universidades, que estão trabalhando na ponta, as gestoras do Ministério da Saúde e de secretarias estaduais, essa interação é muito valiosa”, afirma Inês Rugani, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e integrante do Núcleo Gestor da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.

O Conbran Maceió deixou muitas saudades, mas já estamos pensando no próximo: que venha o Conbran 2024 em São Paulo!