Membras e membras do Núcleo Gestor durante o Encontro Nacional da Aliança de 2023. A partir da esquerda: Paula Johns, Ana Carolina Feldenheimer, Ruth Guilherme, Elisabetta Recine, Fernanda Mainier, Glenn Makuta, Nayara Côrtes, Inês Rugani e Raphael Barreto. Seguram uma bandeira onde se lê: Comer é um ato político.
Membras e membras do Núcleo Gestor durante o Encontro Nacional da Aliança de 2023. A partir da esquerda: Paula Johns, Ana Carolina Feldenheimer, Ruth Guilherme, Elisabetta Recine, Fernanda Mainier, Glenn Makuta, Nayara Côrtes, Inês Rugani e Raphael Barreto.

A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável anunciou na quinta-feira (4) a renovação do Núcleo Gestor durante o Encontro Nacional da Aliança, realizado no Rio de Janeiro.

A nova composição passa a contar com duas novas representantes, a Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), representada por Ruth Guilherme, e Fernanda Mainier, como pessoa física.

O processo de renovação do Núcleo Gestor ocorreu após decisão tomada pelo Núcleo Gestor Ampliado, que inclui os representantes dos Núcleos Locais da Aliança, e foi realizado de acordo com os trâmites estabelecidos pela Comissão de Renovação, instituída para coordenar esse processo em dezembro de 2022.

Outra novidade na composição do Núcleo Gestor foi a troca de representante do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que passa agora a ser Laís Amaral, nova coordenadora do Programa de Alimentação do Idec.

Por fim, a ACT Promoção da Saúde, instituição-membro que integra a Aliança desde a sua fundação, deixa de compor o Núcleo Gestor em seu novo mandato para favorecer a renovação do grupo.

Com essas mudanças, a composição do atual Núcleo Gestor, que seguirá na gestão até março de 2026, passa a contar com representantes de 8 organizações-membro e 1 pessoa física:

  • Ana Carolina Feldenheimer – Núcleo de Alimentação e Nutrição em Políticas Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NANPP-UERJ)
  • Elisabetta Recine – Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (OPSAN-UnB)
  • Fernanda Mainier – Pessoa física
  • Glenn Makuta – Slow Food Brasil
  • Inês Rugani – Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)
  • Laís Amaral – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)
  • Nayara Côrtes – FIAN Brasil
  • Raphael Barreto – Instituto Desiderata
  • Ruth Guilherme – Associação Brasileira de Nutrição (Asbran)
Tags: