Que tal um papo leve, bem humorado, cheio de causos e histórias – e permeada por teoria também, claro – sobre alimentação na escola? Essa é a proposta do livro “Conversa sobre alimentação na escola”, das autoras Ana Eliza Port Lourenço e Priscila Vieira Pontes, ambas professoras do Núcleo de Estudos em Saúde e Nutrição na Escola (NESANE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé, integrantes da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, e também mães.

O livro é organizado em duas sessões: a primeira parte, com a fundamentação teórica, e a segunda sessão, que conta histórias reais sobre o lanche, a cantina da escola, as festas de aniversário e outras datas comemorativas. “O que fizemos foi reunir nossas experiências na pesquisa e extensão desenvolvidas nas escolas, e também nossas experiências como mães. Tínhamos muitas histórias para contar!”, conta Priscilla Pontes.

“Nosso desejo, com o livro, é convidar famílias e a escola para refletir sobre mudanças necessárias para que o ambiente escolar facilite e favoreça a adoção de práticas alimentares cada vez mais saudáveis pelas crianças e adolescentes”, afirma Ana Eliza Port. “Conversa sobre alimentação na escola” traz ainda ilustrações originais do cartunista Zop, prefácio de Ana Paula Bortoletto e comentário de capa da Inês Rugani.

Live com as autoras, no Youtube

O NESANE promoveu um painel virtual sobre o livro dentro da programação do Festival do Conhecimento da UFRJ, clique aqui para assistir o vídeo na íntegra, no Youtube.

Para adquirir versão impressa ou digital e saber mais informações sobre o livro basta acessar: www.nesane.net/livro-conversa-alimentacao