As Margaridas – mulheres do campo, das florestas e das águas integrantes da Marcha das Margaridas – lançaram em agosto uma carta compromisso destinada às candidatas e candidatos às eleições federal e estaduais de 2022. A carta apresenta um conjunto de proposições que as Margaridas consideram fundamentais para seguirem marchando no sentido da transformação e (re)construção de um Brasil soberano, democrático, justo e livre de violência, tendo como objetivo promover o debate público durante o processo eleitoral e subsidiar a ação dos poderes Executivo e Legislativo federal e estadual. Clique AQUI para conhecer a carta, baixá-la e assinar.

Esta Carta-Compromisso é fruto de diálogos estabelecidos com organizações e movimentos sociais, articulados em torno da Marcha das Margaridas a partir de uma Plataforma Política construída coletivamente, e que revela os sonhos das Margaridas, os seus quereres e a utopia que as move em direção à transformação da sociedade. Ao longo do último mês, já são várias as adesões em todo o País.

As propostas estão organizadas em 3 eixos: 1) Combater a pobreza, promover a geração de trabalho e a melhoria da renda, 2) Fortalecer as políticas sociais e garantir a proteção e seguridade social e 3) Erradicar a fome, garantir a soberania e segurança alimentar e nutricional, promover o direito humano à alimentação adequada, ao território, aos bens comuns e à vida saudável.

A Carta-compromisso foi lançada no dia 12 de agosto, data que marca o aniversário de 39 anos do assassinato de Margarida Maria Alves, líder sindical símbolo de luta e resistência das mulheres do campo, da floresta e das águas e que dá nome à Marcha das Margaridas, foi realizado o Ato Político “Margaridas nas eleições para fazer florescer a Democracia”. O ato virtual foi transmitido pelas redes sociais da CONTAG, e pode ser visualizado aqui.

Fonte: Assessoria de comunicação da CONTAG