Em Santa Catarina, movimentos sociais, coletivos e organizações da sociedade civil fizeram um webinar suprapartidário apresentando suas propostas para promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional nas cidades, no contexto da eleição municipal. No encontro foram apresentadas cartas compromissos do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina (Consea SC), do Fórum Catarinense de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FCSSAN), da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e da Aliança Pela Alimentação Adequada e Saudável.

O webinar contou com a participação de Gisa Garcia, do Cepagro e integrante da Aliança, Caio da Articulação Catarinense de Agroecologia, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de SC Lucídio Ravanello, Rita Maraschin, da Fetraf-SC, que representa agricultores e agricultoras familiares, e Laércio Meireles, da Articulação Nacional da Agroecologia. No webinar, foi apresentado um levantamento das políticas públicas municipais de apoio à agroecologia específicas no estado de SC (clique aqui para baixar a apresentação).

Boas ideias não faltam e as cartas compromisso mostram que muito pode e deve ser feito à nível local por prefeituras e câmaras legislativas em conjunto com a sociedade civil. Sem participação social não há democracia. Vote em candidatos e candidatas comprometidas com a agricultura familiar e com a segurança alimentar e nutricional!