Uma das telas de visualização com parte dos participantes

Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável realizou o seu encontro anual 2020, uma edição atípica e virtual em respeito às medidas de segurança impostas pela pandemia da Covid-19. Cerca de 140 integrantes da Aliança, de todas as regiões do Brasil, se inscreveram e participaram das atividades preparatórias, apresentações e rodas de conversa, com média de 90 pessoas por dia. 

Avaliação e planejamento

Em grupos, os participantes foram convidados a responder: quais foram as oportunidades, desafios e lições aprendidas em 2020? E puderam dividir suas reflexões sobre o campo da promoção da alimentação adequada e saudável em 2020 e as atividades realizadas em conexão com a agenda de atuação da Aliança, seja como organizações ou pessoas integrantes, núcleos locais e grupos de trabalho da Aliança, ou em outros coletivos e redes parceiras. 

Imagem da nuvem de palavras composta pelas respostas dos integrantes do Encontro Nacional da Aliança

Outro momento importante de interação e construção coletiva foi a realização de um pré-planejamento de ações para 2021, em que as pessoas participantes, organizadas por temas de interesse e atuação, compartilharam sua visão sobre as realizações desejáveis para o novo ano e os possíveis caminhos para a Aliança alcançá-las. 

Inspiração e reflexão

Além das atividades de avaliação e planejamento, o encontro contou com momentos inspiradores para promover conexão entre os participantes e regar o espírito de coalizão, como a aula de biodança promovida pela professora Lucília Rugani, a apresentação da contadora de histórias Flávia Justen e o momento de reflexão conduzido por Rute Costa, que convocou os participantes a assumirem seus papéis na luta contra o racismo. 

Outro ponto alto foi a mesa “Entre disputas e desafios: sim, há caminhos”, com Jorge Romano e Cleberson Pereira, que abordou as oportunidades e reflexões proporcionadas pela pandemia. O debate levantou eixos de ação para o futuro, como a difusão de pensamentos alternativos que propõem mudanças nos sistemas alimentares que vêm sendo impostos à população, bem como dar visibilidade às experiências reais que concretizam essas concepções sustentáveis e inclusivas. O debate contou com facilitação gráfica (abaixo) da ilustradora Heloísa Ribeiro.

Imagem da facilitação gráfica, feita pela ilustradora Heloísa Ribeiro, do @revelandoideias

Outra atividade no âmbito do encontro foi a sessão de pré-estréia, exclusiva para os membros da Aliança, do documentário de curta-metragem “Big Food – O Poder das Indústrias de Ultraprocessados”, produzido pelo Idec, que tem estreia oficial prevista para 2021.