Por Rosana Onocko Campos*

As eleições de 2022 serão um momento desafiador perante à conjuntura social e política para o Brasil. Passados 4 anos de uma política de restrição de investimentos, o Sistema Único de Saúde e as políticas setoriais de saúde foram debilitadas ao máximo. Chegamos ao menor patamar de investimentos em saúde e o maior número de brasileiros e brasileiras em situação de fome.

A Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) considera fundamental a afirmação de seu compromisso com o futuro do SUS e com a saúde do povo brasileiro. Para amplificar esse posicionamento e transformá-lo em mobilização, a Associação lançou a campanha “Fortalecer o SUS”, sua primeira ação de marketing social voltada ao grande público.

O site traz conteúdos que apresentam a campanha e explicam o funcionamento do SUS, além de destacar 8 propostas da Abrasco para o fortalecimento do Sistema de saúde. Convocam também a assinatura de uma petição pública que ressalta a centralidade que o SUS merece nas candidaturas. A campanha, lançada em 28 de julho, já conta com mais de 80 mil assinaturas.

Queremos mais! Esse é o momento da sociedade civil se envolver na luta por suas pautas, aumentar a pressão nas candidaturas pelo compromisso com o fortalecimento do SUS – ele precisa do nosso apoio para ser defendido de cortes de verbas e para se tornar um sistema de saúde mais forte. Os candidatos e candidatas que não demonstrarem essa postura de forma clara não merecem o nosso voto.

O SUS cuida de todos, sem exceção. Queremos garantir o compromisso do sistema com a saúde e a vida de toda a população. Por isso, mostramos que o SUS é maior do que aparenta. Nos alegramos com a parceria com a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, que lidera a campanha “Candidato, o que tem no seu prato?”, responsável por destacar esse importante tema, pois sabemos que saúde e alimentação são questões fundamentais para o povo brasileiro.

Rosana Onocko Campos é presidente da Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – FCM/Unicamp. A Abrasco é uma das organizações que compõem a Aliança Pela Alimentação Adequada e Saúdável