Por: Juliana Waetge

Até o final do primeiro turno das Eleições de 2018, 49 candidatos(as), de um total de 12 estados e do Distrito Federal, aderiram à carta-compromisso da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. O documento apresenta diversas medidas necessárias para o avanço da segurança alimentar e nutricional no país, de acordo com a agenda da Aliança, e solicitava que os(as) subscritores se comprometessem a, caso eleitos(as), dedicar esforços a sua implementação.

Conseguimos assinaturas de candidatos(as) a todos os cargos disponibilizados nestas eleições, incluindo de dois presidenciáveis, e quase 40% dos(as) candidatos(as) que aderiram à carta (19 no total) foram eleitos.

É importante ressaltar que as adesões só foram conseguidas devido ao apoio e à mobilização dos membros da Aliança, que ajudaram a disseminar a carta e a enviá-la aos(às) candidatos(as).

Agora, a luta continua. Por enquanto, infelizmente nenhum dos candidatos que disputarão o segundo turno (para a presidência ou o governo dos estados) assinou a nossa carta. Renovaremos nossos esforços, então, para conseguir mais adesões, pois será apenas com a adoção de medidas comprovadamente eficazes para a promoção da alimentação adequada e saudável que conseguiremos reverter os avanços nos níveis de obesidade, diabetes e prevalência de doenças crônicas relacionadas
com a nutrição.

A plataforma Candidato(a), o que tem no seu prato? continua disponível para que todos possam mandar a carta diretamente aos presidenciáveis e baixa-la para enviar aos demais candidatos(as). Contamos com a sua ajuda para garantirmos que o maior número possível de integrantes do Congresso Nacional e das assembleias estaduais estejam comprometidos com a alimentação adequada e saudável!

Confira abaixo as adesões à carta até 07/10:

Deixe uma resposta