Saúde e bem-estar de toda uma geração estão em risco, aponta levantamento inglês

A obesidade ainda é vista amplamente como um problema pessoal: o indivíduo incapaz de se controlar diante de alimentos “tentadores” e de estabelecer uma dieta “equilibrada” engorda a tal ponto de colocar a própria vida em risco. Essa visão sobre a obesidade – e as pessoas obesas – precisa mudar.

Uma série de investigações e evidências nos ajudam a entender a obesidade como um problema de saúde pública. É o caso de uma pesquisa recente, divulgada pelo Cancer Research UK, do Reino Unido, e que traz uma perspectiva avassaladora: a geração de millennials, aqueles nascidos entre os anos de 1980 e 1990, está no caminho de se tornar o grupo com a maior incidência de sobrepeso da história.

De acordo com o levantamento, sete em cada dez millennials devem chegar à meia-idade com o peso acima do ideal. O levantamento demonstra um salto em relação ao índice de sobrepeso constatado entre os baby boomers — as pessoas nascidas logo após a Segunda Guerra Mundial. Cinco em cada dez integrantes dessa geração chegaram à meia-idade acima do ideal.

A perspectiva é devastadora considerando a clara associação entre sobrepeso e obesidade com o aumento do risco de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão e pelo menos 13 tipos de câncer. Ao jornal O Globo, o professor de Endocrinologia da PUC-Rio, Walmir Coutinho, lembra que um dos principais fatores que contribuem para o aumento de peso é o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados.

A reportagem completa do jornal O Globo pode ser lida aqui.

 

Tags:

Deixe uma resposta