Pesquisa francesa acompanhou 105 mil pessoas por cinco anos

Uma pesquisa realizada por estudiosos da Universidade de Sorbonne, na França, e publicada pela revista especializada British Medical Journal, relaciona o consumo de alimentos ultraprocessados à incidência de câncer. Apesar de evidências mais consistentes serem necessárias, trata-se de uma perspectiva inicial que não pode ser ignorada.

A pesquisa foi tema de uma reportagem da rede BBC Brasil. De acordo com a publicação, os estudiosos acompanharam durante cinco anos cerca de 105 mil pessoas e, a partir de questionários sobre hábitos alimentares, eles concluíram que quanto maior o consumo de produtos como doces industrializados, refrigerantes e macarrão instantâneo, maior o risco de câncer.

Aumento da incidência de câncer

Durante o estudo, foi detectada uma média de 18% da dieta dos participantes composta por alimentos ultraprocessados. A partir daí, foram identificados casos de câncer em uma proporção de 79 casos para cada 10 mil pessoas por ano. Segundo os pesquisadores, aumentar a proporção de alimentos ultraprocessados em 10% provocaria nove casos extras de câncer por ano nesse universo.

A BBC aponta que o estudo está longe de trazer conclusões definitivas sobre o tema e lembra que outros fatores devem ser levados em conta. Por exemplo, os participantes que consumiam muita comida ultraprocessada eram mais propensos a fumar e a tomar contraceptivos orais – fatores considerados de risco para o desenvolvimento de câncer.

Os pesquisadores, por outro lado, alertam que o consumo em expansão acelerada de alimentos ultraprocessados pode gerar um aumento da incidência de câncer nas próximas décadas.

A reportagem completa da BBC Brasil pode ser lida aqui.

Tags:

Deixe uma resposta