Objetivo das ações é facilitar o acesso a alimentos saudáveis e apoiar pequenos produtores
durante o período da pandemia do Covid-19

Foto: Iniciativa Ciclos Alimentos Sazonais da Terra, Foz do Iguaçu.

 

Para ajudar a população a encontrar alimentos saudáveis e sustentáveis e apoiar os pequenos produtores durante a pandemia do Covid-19, membros da Aliança estão criando ferramentas online para divulgar lugares, entregas de cestas em domicílio e outras formas de abastecimento que estão funcionando neste momento. 

O objetivo dessas iniciativas é também proteger as pessoas e facilitar o acesso a alimentos in natura, pois diversos municípios brasileiros interromperam feiras livres, o que pode dificultar para que muita gente encontre alimentos saudáveis.

Uma das iniciativas criadas é a plataforma da Comida de Verdade, do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). A ferramenta colaborativa informa iniciativas da agricultura familiar, de pequenos produtores e de produções agroecológicas e orgânicas em todas as regiões do Brasil. 

Ao acessá-la, o usuário pode fazer a busca por região, estado ou cidade. Os resultados mostram os nomes dos estabelecimentos, o horário de funcionamento, os tipos de alimentos vendidos, além de informações sobre entrega em casa ou em pontos fixos. 

A Rede Slow Food também está com uma plataforma colaborativa, chamada Mapa da Covid-19. Nela, agricultores familiares, produtores artesanais, restaurantes, iniciativas de solidariedade e ações do Slow Food podem se cadastrar em um mapa interativo para facilitar o acesso a uma alimentação saudável. Para saber mais, clique aqui.  

A rede também pede para que as pessoas compartilhem e registrem iniciativas para  facilitar “as conexões de quem produz com quem consome, garantindo o acesso a uma alimentação boa, limpa e justa para todos”.

E para quem quer consumir apenas alimentos sem agrotóxicos, o Greenpeace listou iniciativas de produções agroecológicas que estão funcionando neste momento. O objetivo da ação é apoiar os trabalhadores que defendem uma agricultura boa e justa e fazer com que as pessoas mantenham a saúde e a imunidade em dia. 

 

 

 

 

 

Tags:

Deixe uma resposta