Projeto traz reportagens sobre a indústria de alimentos e seus conflitos de interesse com a saúde pública

Sabia que, mesmo sem comprar refrigerantes, você pode estar subsidiando a indústria que contribui para o aumento da obesidade no Brasil e no mundo? É para responder a essa e a tantas outras perguntas que os jornalistas investigativos Moriti Neto e João Peres lançaram o site  O Joio e o Trigo, que trata de temas relacionados à indústria de alimentos e  seus conflitos de interesse com a saúde pública.

O projeto, apoiado pela Aliança, fala sobre como a alimentação é um ato político com profundas implicações sociais, econômicas e ambientais. Em nota no próprio site, os jornalistas destacam: “Não é possível considerar normal um mundo que caminha para a marca de um bilhão de obesos. E que em breve terá mais crianças com sobrepeso do que famintas. O Brasil não foge à curva e já passa de 50% da população com sobrepeso”.

O Joio e o Trigo tem como princípio não culpar o indivíduo pela alimentação não saudável, pois esta é uma questão muito mais complexa. Basta acompanhar as mudanças que ocorreram nos últimos 50 anos: subsídios à produção de soja e de milho e a formulação de produtos com inúmeros derivados desses grãos e que não nos remetem aos alimentos como os conhecíamos;  desregulação dos sistemas de saúde, abertura de mercados globais a algumas poucas empresas, entre outras.

A primeira série investigativa de O Joio e o Trigo aborda o conflito de interesses na relação entre ciência, indústria e Estado, em que são discutidos o financiamento de pesquisas e eventos científicos pela iniciativa privada, as pressões para o direcionamento de políticas públicas e a busca pelo aperfeiçoamento dos mecanismos de regulação na área de alimentos.   

 

Tags:

Deixe uma resposta