Imagine você estar caminhando pela rua e encontrar uma bancada com uma faixa  “Tenda da Felicidade”. Há um burburinho, você se aproxima e é convidado a conhecer uma receita misteriosa e fantástica: 350ml de água com gás + algumas gotas de corante caramelo + sete colheres e meia de chá de açúcar. SETE COLHERES E MEIA DE CHÁ DE AÇÚCAR, isso mesmo. E é com essa “fórmula secreta” que ativistas de todo o Brasil estão chamando a atenção para a quantidade excessiva de açúcar e pedindo apoio da população para que bebidas como refrigerantes, chás e sucos industrializados paguem mais impostos

Toda essa cena acontece na “Tenda da Felicidade”, uma ação interativa de rua que promove a conscientização sobre um dos temas da pauta da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável no combate à epidemia de obesidade: a tributação das bebidas açucaradas. E por que esse nome? É uma alusão a um dos slogans de uma grande empresa de refrigerantes, que, enganosamente, associa a felicidade ao consumo do produto nas suas campanhas de marketing. Desde junho do ano passado, já aconteceram cerca de 20 tendas, que colheram mais de 2.500 assinaturas para a petição #TributoSaudável em estados como Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Ou seja, em todas as regiões do Brasil!

A petição #TributoSaudável pede assinaturas em apoio ao Projeto de Lei 2183/2019, que cria a Cide Refrigerantes, um imposto específico sobre a comercialização de bebidas açucaradas e cuja arrecadação é destinada ao Fundo Nacional de Saúde para que seja usada no Sistema Único de Saúde, o SUS. A notícia ruim é que desde o dia 4 de outubro de 2019 o projeto de lei está parado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, aguardando o relatório do Senador Mecias de Jesus (PR/RR). 

Parado no Congresso… mas o tema está nas ruas, graças à garra, disposição e engajamento de integrantes da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, que promoveram as Tendas em praças públicas, universidades e eventos. Sempre com a colaboração de outras dezenas de facilitadores – muitos deles, alunos e alunas de faculdades de nutrição, que participaram de forma voluntária. Clique aqui e veja o álbum de fotos na nossa página no Facebook ou no Instagram. 

Nossa enorme gratidão à todos e todas participantes, que levaram o tema do tributo saudável de norte à sul do Brasil! E obrigada a você – que já assinou a petição. Refrigerante tem muito açúcar e pouco imposto – e nós, brasileiros e brasileiras, merecemos mais saúde e menos enganação em 2020. Um ano novo mais saudável para todos e todas nós!

Tags:

Deixe uma resposta