Amamentação, alimentação saudável, hortas nas escolas, agroecologia, consumo consciente e direito humano à água. Estes são os temas de seis videoanimações voltadas ao público infanto-juvenil e disponíveis no Youtube, que provocam reflexões sobre a importância do alimento saudável desde a sua produção até o consumo. Cada um dos vídeos também conta com um guia de conversa com o público (confira abaixo). A série “Promovendo a alimentação saudável na escola e na comunidade” foi concebida e realizada pelo Núcleo Rio Grande do Sul da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, que reúne educadoras, profissionais da saúde, nutricionistas, agrônomos e ativistas do direito à alimentação do estado do RS.



O objetivo da série de vídeos é promover uma alimentação adequada e saudável, contribuindo para a redução dos índices de obesidade infantil e doenças crônicas não transmissíveis e melhorando o panorama da segurança alimentar e nutricional. Pedro e Bia são os personagens principais que, a partir dos temas propostos pela professora, tecem reflexões, circulam pelo ambiente da escola e da comunidade, e participam ativamente buscando soluções para os problemas que identificam.

Os vídeos educativos possuem cerca de 2 minutos de duração e abordam cada um dos temas valorizando a diversidade de raça, gênero e povos. E podem ser utilizados por profissionais da nutrição ou educação como recurso de educação alimentar e nutricional em escolas, ou em diferentes espaços e atividades, como semana do meio ambiente, semana da alimentação, colônias de férias, em espaços de formação popular, entre outros. 

Propostas de rodas de conversa e atividades educativas

 

Vídeo 1 - Amamentação

VÍDEO 2 - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

VÍDEO 3 - HORTAS ESCOLARES

VÍDEO 4 - AGROECOLOGIA

VÍDEO 5 - CONSUMO CONSCIENTE

VÍDEO 6: ÁGUA


Ficha técnica

A websérie “Promovendo a alimentação saudável na escola e na comunidade” e os guias de conversa são uma ação ativista de integrantes do Núcleo Rio Grande do Sul da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável e outros colaboradores convidados, e conta com o apoio da ACT Promoção da Saúde e do Instituto Ibirapitanga. A série de vídeos se concretiza graças ao esforço e dedicação de: Ana Corrêa Ruiz (nutricionista), Ana Leonisa Coronel Romero (nutricionista), André Rocha de Camargo (agrônomo, membro da Associação Regional de Educação Desenvolvimento e Pesquisa), Beatriz Juliana Caye Rossi (nutricionista), Caroline Gallicchio (nutricionista e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento da UFRGS), Celina Valderez Feijó Kohler (enfermeira, integrante da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar), Edson José Klein (assessor em agroecologia do Centro de Tecnologias Alternativas Populares),  Eliana Gomes Bender (Nutricionista e integrante do COMSEA Pelotas), Eliane Maria Teixeira Leite Flores (cirurgiã dentista e educadora em ciências e saúde), Isabel Freitas (assistente social e integrante da Marcha Mundial de Mulheres), Isabel Cristina Lourenço da Silva (engenheira agrônoma e pesquisadora), Juliano Ferreira de Sá (gestor ambiental e integrante do CONSEA RS), Kátia Cesa (cirurgiã dentista e integrante do Movimento Pela Saúde dos Povos/Brasil), Katia Rangel Petry (nutricionista integrante da Associação Gaúcha de Nutrição), Lauro Foschiera (administrador de empresas), Lisete Griebeler Souza (nutricionista, agrônoma e mestre em Saúde da Criança e do Adolescente), Maria Noelci Teixeira Homero (bibliotecária e integrante da Rede de Mulheres Negras para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) e Maria Rita Cuervo (nutricionista e bióloga).