Como nos organizamos

Você está em: Início » Como nos organizamos

Pela Alimentação Adequada
e Saudável no Brasil

Atuamos tanto em âmbito nacional como em âmbito estadual e municipal, além de nos articularmos com processos internacionais coerentes com nossos objetivos e princípios. Buscamos que a organização da Aliança, bem como sua atuação, ocorram em um processo dinâmico, com reflexões, avanços e mudanças que acompanhem as transformações da agenda na qual buscamos incidir.

Possuímos um Núcleo Gestor (NG), cujos membros que o compõem respondem nacionalmente pela Aliança e dividem a responsabilidade de gestão das ações decididas em fóruns coletivos. Atualmente o NG é composto por representantes das seguintes organizações-membro:

  • Associação Brasileira de Nutrição (Asbran)
  • Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)
  • Associação Slow Food do Brasil
  • FIAN Brasil
  • Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)
  • Instituto Desiderata
  • Núcleo de Alimentação e Nutrição em Políticas Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NANPP-UERJ)
  • Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (OPSAN-UnB)

Os princípios, valores e diretrizes para a organização e a atuação dos membros da Aliança estão definidos no seu DOCUMENTO DE GOVERNANÇA.

Partimos do pressuposto de que compartilhar objetivos é condição necessária, mas não suficiente para nosso trabalho conjunto. É preciso também compartilhar valores, princípios e um modo de funcionamento enquanto coletivo.

Por isso, o Documento de Governança da Aliança não se pretende um documento definitivo; à medida que o implementamos, bem como ampliamos a estruturação da Aliança, novos arranjos e processos poderão ser necessários.

E temos os Núcleos Locais (NLs), que são coletivos de abrangência estadual ou regional (grupo de municípios ou grupo de estados) formados por membros da Aliança, com atuação orientada para uma agenda local, respeitadas as especificidades de cada realidade, sempre com interlocução e alinhamento com os princípios, as agendas e demandas nacionais da Aliança. Os NLs têm como objetivo aumentar a capilaridade de ação da Aliança, bem como incidir nas políticas públicas de âmbito local que atuem em defesa do DHAA e da Promoção da Alimentação Adequada e Saudável.

ATUAIS NÚCLEOS LOCAIS

Temos também os Grupos Temáticos (GTs) que são coletivos de abrangência nacional formados por membros da Aliança, com atuação orientada para uma agenda específica, relacionada a um ou mais temas estratégicos da Agenda da Aliança, sempre com interlocução e alinhamento com os princípios e demandas da rede. Os GTs têm como objetivo aumentar a especialidade de ação da Aliança, bem como incidir nas políticas públicas de âmbito local, regional ou nacional, relativas aos temas abrangidos pelo GT e auxiliar o NG e os NLs, quando necessário.

Membros ou coletivos de membros da Aliança que queiram se constituir como um novo GT devem informar e justificar sua intenção para o NG para que este possa avaliar a sua pertinência e, se for o caso, orientá-lo(s) sobre como fazê-lo. Nesse caso, devem enviar a proposta de composição e linhas preliminares da agenda de atuação para o NG.

Atualmente estão constituídos e em atividade:

  • GT Água (tema 9)
  • GT Comida de Criança (tema 2)
  • GT Medidas Regulatórias (temas 4, 5, 6, 7 e 8)
  • GT Produção e Consumo de Alimentos (tema 3)

Além disso, temos o Núcleo Gestor Ampliado (NGA), uma instância de integração entre o NG, NLs e GTs. É composto pelos membros do NG, dois representantes de cada NL e dois representantes de cada GT, sendo um titular e um suplente.

Para entrar em contato com o Núcleo Gestor, Núcleos Locais ou Grupos Temáticos, envie mensagem para: contato@alimentacaosaudavel.org.br