Advertência esclarece informações para consumidores, diz especialista

Publicado em 14 de dezembro de 2018

Pesquisadora americana Marion Nestle ressalta que argumento da indústria de que os selos
assustam os consumidores precisa ser bem “traduzido”

Marion Nestle

Marion Nestle é autoridade quando o assunto é nutrição e saúde pública. Professora emérita da Universidade de Nova York (NYU), onde lecionou por quase 30 anos, ela tem passagem por prestigiadas universidades americanas. É colaboradora de jornais e revistas especializadas e autora premiada, tendo publicado diversos livros que investigaram a fundo a relação entre a indústria de alimentos e as políticas públicas em nutrição e saúde nos Estados Unidos e no mundo.

A especialista tem sido uma voz firme em favor da adoção do sistema de advertências na parte da frente das embalagens, a exemplo do Chile e outros países. “O que nós sabemos sobre esse sistema é que ele desencoraja o consumo dos produtos que exibem o selo. Esse é o objetivo”, explica ela no vídeo captado durante uma visita de representantes da Aliança Pela Alimentação Saudável e Adequada à Nova York. “E é claro que a indústria de alimentos não quer advertências que desestimulem a compra de seus produtos”.

“O argumento ‘não queremos assustar as pessoas’ [utilizado pelos fabricantes] precisa ser traduzido. E a tradução é ‘não queremos nada que faça com que você não compre nossos produtos. Porque nosso trabalho, como indústria, é vender produtos. Esse é o nosso negócio. E se não vendemos, nossos acionistas ficam muito descontentes’.”

Marion Nestle foi uma das 26 especialistas e pesquisadores, referências mundiais, que assinou em maio deste ano uma carta aberta à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em apoio ao modelo de rotulagem nutricional desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Confira a íntegra do vídeo aqui

 

Deixe uma resposta

© 2017 - Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. Todos os direitos reservados.

%d blogueiros gostam disto: