Em 2024, ano em que a principal referência nacional para ações de alimentação e nutrição – o Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB) – completa 10 anos do seu lançamento, ainda se observa o uso de recomendações e iconografias desatualizadas e que conflitam com as mais atuais e qualificadas evidências sobre proteção e promoção da saúde e da alimentação adequada e saudável. Tornam-se necessárias, portanto, iniciativas que fortaleçam a mensagem deste Guia e desencorajem abordagens que vão na contramão de suas recomendações.

Considerando que o GAPB constitui um marco de referência oficial e qualificado para indivíduos, famílias, governos e profissionais de saúde sobre promoção e proteção da alimentação adequada e saudável, esta Nota Técnica (NT) visa reforçar suas recomendações, as quais se encontram alinhadas às seguintes políticas públicas: Política Nacional de Alimentação e Nutrição; Política Nacional de Promoção de Saúde e Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Esta NT visa, também, apresentar as razões pelas quais a Pirâmide Alimentar deve deixar de ser utilizada, sobretudo em ações de Educação Alimentar e Nutricional, de formação e de comunicação.

Clique aqui para fazer download da publicação.

Tags: