Do dia 21 ao dia 24 de maio, ocorreu, em São Paulo, o XXVIII Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN 2024), onde a Aliança pela Alimentação Saudável e Sustentável organizou tendas em um stand e participou, por meio de seus membros, de atividades e palestras. 

No dia 22, a Aliança participou de um debate aberto sobre a defesa da alimentação saudável e adequada, na Tenda Firmina Santana, espaço dedicado às partilhas, discussões e diálogos entre a sociedade civil, pesquisadores, profissionais, acadêmicos e movimentos sociais durante o Congresso.

Nos demais dias, diversos membros palestraram sobre sistemas alimentares, publicidade de alimentos, rotulagem, conflito de interesses, reforma tributária, alimentação escolar e outros temas ligados à alimentação saudável e adequada no Brasil. 

Enquanto isso, no stand, ocorreram três tendas: a do Grupo de Trabalho Comida de Criança, a de ultraprocessados e a do Blackwashing, quando os membros da Aliança aproveitaram o momento para falar sobre o direito à amamentação, sobre as campanhas contra os ultraprocessados, e como grandes indústrias que se dizem comprometidas com a pauta antirracista, na verdade, enfraquecem ou barram iniciativas que beneficiam, sobretudo, a população negra.

Além disso, quem esteve lá e passou pelo stand, recebeu diversos materiais dos membros da Aliança, como guias para promover a alimentação saudável nas escolas, cartões que levam aos conteúdos sobre amamentação, para o Dossiê Big Food, assim como brindes de adesivos, bottons e pins

Tags: