A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável tem a honra de convidar a todos e todas para o encontro virtual de lançamento da campanha “Candidata e Candidato, o que tem no seu prato?” e a carta de propostas pela alimentação adequada e saudável de todos e todas. O lançamento público acontecerá na quinta-feira, dia 01/09, das 10h às 10h45, no canal do Youtube da Aliança, e será seguido por uma reunião fechada entre integrantes da rede. Ative o lembrete e participe em https://bit.ly/AliançaNasEleições2022.

A carta “Alimentação adequada e saudável para todas e todos: por políticas públicas que protejam e promovam a alimentação adequada e saudável” tem como objetivo apresentar às candidaturas e ao eleitorado propostas que poderão apoiar a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). O documento foi construído coletivamente, a partir de oficinas e discussões entre integrantes da Aliança. Nas propostas, as interseccionalidades entre classe, raça e gênero foram consideradas como eixo transversal, e a carta dialoga com agendas de muitos coletivos, organizações e movimentos sociais que vem sendo elaboradas e divulgadas desde o início do ano.

As propostas da Aliança para as eleições de 2022 estão organizadas em quatro grandes eixos:  Promoção, proteção e apoio à amamentação e à alimentação complementar saudável nos primeiros anos de vida; implementação de medidas regulatórias, incluindo fiscais, que desestimulem o consumo de alimentos não saudáveis para possibilitar escolhas e práticas alimentares saudáveis pela população; incentivos e apoio à produção e comercialização locais e à democratização do acesso a alimentos adequados e saudáveis, priorizando a agricultura familiar e a produção de base agroecológica como instrumentos para combate à fome no Brasil, e garantia do acesso à água como direito humano e bem comum com proteção do meio ambiente.

Tags: