Fonte: assessoria de comunicação do NutriNet Brasil/USP

Você já participa do Estudo NutriNet Brasil?

O intuito desta pesquisa científica é acompanhar a alimentação e o estado de saúde de 200 mil brasileiros de todas as regiões do país por vários anos. O estudo vai identificar os padrões de alimentação praticados por essa população que previnem ou aumentam o risco de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer.

O estudo é 100% online e a participação acontece por meio do preenchimento de questionários, que são disponibilizados a cada 3 a 4 meses no portal do estudo. Todos os participantes recebem mensagens por e-mail ou SMS, que avisam quando um novo questionário já está disponível. É simples e não exige muito tempo dos participantes.

Para alcançar os 200 mil brasileiros, o estudo precisa da sua ajuda na divulgação da campanha “Eu participo do #NutriNetBrasil, e você?”. Um dos grandes desafios tem sido levar o estudo a todas as regiões do país, a adultos homens e mulheres de todas as idades e níveis socioeconômicos.

O propósito da campanha é estimular a entrada de novos participantes. Você pode apoiar o estudo compartilhando as artes da campanha nas suas redes sociais, usando a hashtag #NutriNetBrasil e citando o perfil do @NutriNetBrasil. Basta declarar sua participação na pesquisa e convidar seus seguidores a também participarem. O NutriNet Brasil tem perfis no Instagram, no Facebook e no Twitter.

Diversas entidades e influenciadores digitais, de nutricionistas e chefes de cozinha a jornalistas, divulgadores científicos e apresentadores de TV, já aderiram à campanha. O estudo já alcançou a cifra de 90 mil inscritos, mas ele pode chegar ainda mais longe.

Para participar do Estudo NutriNet Brasil, é preciso residir no Brasil e ter idade mínima de 18 anos, além de ter acesso à internet. A participação é voluntária e, para se inscrever, basta realizar um cadastro simples no portal do estudo: https://nutrinetbrasil.fsp.usp.br.

A ciência pode contribuir para o aprimoramento de políticas públicas de promoção da alimentação saudável em prol da saúde da população. Em contrapartida, ela precisa do nosso apoio para seguir firme com seus objetivos. Vamos, juntos, espalhar este estudo e contribuir com a produção de evidências científicas!

Tags: