Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 terminaram no domingo (11 de agosto), mas a campanha “Kick Big Soda Out of Sport” continua, com mais de 167.034 assinaturas e mais de 84 organizações parceiras aderindo, até o momento, incluindo a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, a ACT Promoção da Saúde, o Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) e o Instituto Desiderata. 

A campanha, que criticou principalmente o patrocínio da Coca-Cola ao evento de 2024, exige que o Comitê Olímpico Internacional (COI), os Comitês Olímpicos Nacionais, os Ministérios Nacionais da Saúde e do Esporte expulsem a indústria de refrigerantes das próximas Olimpíadas e de outras competições esportivas, e também encerrem os patrocínios a equipes e atletas. 

Enquanto a “Big Refri” continuar patrocinando competições esportivas e atletas, fazendo o chamado #sportswashing para limpar a barra de suas marcas, a população vai seguir associando as bebidas açucaradas a momentos esportivos, de emoção e superação.

Na verdade, os refrigerantes e outras bebidas açucaradas prejudicam diretamente a saúde das pessoas, contribuindo para o crescimento da obesidade em todas as faixas etárias e aumento da incidência de diabetes tipo 2. E o foco, na maioria das campanhas, são as crianças e adolescentes. 

Além disso, a indústria de refrigerante utiliza uma enorme quantidade de plástico para engarrafar seus produtos, contribuindo com a poluição, elevando as emissões de carbono e o esgotamento da água, levando o planeta a um patamar ainda mais problemática da crise climática. 

Além do encerramento do contrato do COI com a Coca-Cola, a campanha exige o compromisso da comissão em não aceitar futuros patrocínios de corporações que prejudiquem a saúde pública e o meio ambiente, mas sim, apenas de corporações genuinamente alinhadas aos valores Olímpicos, como as que promovem saúde e sustentabilidade.

Para assinar a campanha, o link é www.kickbigsodaout.org/kick-big-soda-out-pt.

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