Capa da cartilha Planos Estaduais de Agroecologia
Nova cartilha analisa planos estaduais de agroecologia e produção orgânica

O Grupo Temático (GT) Produção e Consumo de Alimentos da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável apresenta o material “Construindo Planos Estaduais de Agroecologia e Produção Orgânica: articulação de experiências e saberes locais”. A cartilha pode ser baixada neste link e o vídeo está disponível no Instagram e no YouTube da Aliança

Como divulgação dos materiais, o GT Produção e Consumo também promoveu um debate online sobre a importância da agroecologia, as experiências bem-sucedidas e como os futuros prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras precisam levar essa questão a sério para o futuro das cidades. 

De acordo com Marianna Vidal, do GT Produção e Consumo de Alimentos da Aliança, a proposta da cartilha é divulgar as experiências e os desafios dos diferentes atores sociais relacionados à agroecologia, em distintos territórios e realidades do Brasil, para tentar inspirar e mobilizar novas ações para os planos estaduais. 

Ao longo de 2023, foram realizados diversos encontros virtuais para compartilhamento dos processos de articulação e construção de Planos Estaduais de Agroecologia e Produção Orgânica (PLEAPOs). Assim, foi iniciado o projeto Ciclo de Trocas: aprendendo e construindo saberes para o fortalecimento dos PLEAPOs com apoio financeiro do Instituto Ibirapitanga.

Dessa forma, a cartilha visa divulgar e refletir sobre como essas experiências integram discussões que vão da produção ao consumo de alimentos e o seu potencial de apoiar outras construções da sociedade civil organizada que buscam garantir e promover o direito à alimentação adequada e saudável.

Ana Carolina Feldenheimer da Silva, integrante do Núcleo Gestor da Aliança, professora do Departamento de Nutrição Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), nutricionista, mestre e doutora em saúde pública, destaca que a temática da agroecologia também está presente no documento Como as Cidades Podem Alimentar o Futuro, a carta das eleições 2024 elaborada pela Aliança. 

Um dos eixos da carta é justamente sobre o incentivo e apoio à produção e comercialização local de alimentos adequados e saudáveis, priorizando a agricultura familiar e a produção de base agroecológica. 

Algumas das sugestões da Aliança para os prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras são ampliar a realização de feiras livres e mercados institucionais, fortalecendo os canais entre produtores e consumidores; e incluir os pequenos produtores no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), expandindo também as compras para hospitais, presídios, unidades militares, etc.

O webinário “Agroecologia, experiências dos planos estaduais e as eleições municipais” teve participação de Ana Carolina Feldenheimer da Silva e Marianna Vidal, da Aliança, e também de Sarah Luiza Moreira e Lorena Fernandes da Paixão, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). A moderação foi de Júlia Monteiro, do GT Produção e Consumo de Alimentos da Aliança. 

O debate online foi realizado no dia 30 de setembro de 2024 e está disponível na íntegra no YouTube da Aliança.

Tags: