Cartilha e vídeos explicam o direito de estar livre da fome
Os núcleos locais Rio Grande do Sul e Minas Gerais da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável lançam a cartilha “Exigibilidade do Direito a Estar Livre da Fome”

Os núcleos locais Rio Grande do Sul e Minas Gerais da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável lançaram a cartilha “Exigibilidade do Direito a Estar Livre da Fome” no início de setembro, em dois eventos em Porto Alegre (RS). 

O objetivo da cartilha é explicar como a sociedade civil deve observar situações de insegurança alimentar, considerando que a fome é uma violação gravíssima de Direitos Humanos, e como denunciar à Justiça tais violações. A versão digital da cartilha está disponível gratuitamente: clique aqui para fazer o seu download. 

No dia 6 de setembro, o material foi apresentado no encontro no Sindicato dos Aeroviários do RS, que acolhe a Central de Abastecimento das Cozinhas Solidárias do RS (Cecosol). O evento contou com a presença de representantes de cozinhas solidárias da região metropolitana da capital gaúcha, de movimentos sociais, do Conselho Regional da Segunda Região de Nutrição (CRN2), da Associação Gaúcha de Nutrição (AGAN), do Departamento de Segurança Alimentar do RS, Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-RS), do Emater RS, entre outros. 

Já no dia 7 de setembro, o Núcleo RS da Aliança participou de uma caminhada seguida de roda de conversa com café da manhã nas Feiras Ecológicas da Redenção: Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE) e Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF). A cartilha foi apresentada aos agricultores e ao público que circulou pelo espaço. 

Os dois eventos contaram com a presença de Regina Tchelly, fundadora da Favela Orgânica, no Rio de Janeiro. A organização atua no combate da fome e do desperdício do alimento, com oficinas que trabalham os conceitos de consumo consciente, gastronomia alternativa, compostagem caseira, hortas em pequenos espaços, uso de plantas alimentícias não convencionais e utilização integral de alimentos.

 

Apresentação da cartilha no evento da Central de Abastecimento das Cozinhas Solidárias do RS
Apresentação do material nas Feiras Ecológicas da Redenção, com Regina Tchelly
Apresentação do material nas Feiras Ecológicas da Redenção, com Regina Tchelly

 

Nos dois dias, o público pode levar um exemplar da cartilha para casa, juntamente do QR-code para acessar a playlist com os vídeos animados que traduzem o conteúdo do material em uma linguagem visual bastante acessível.

Além das duas datas, a cartilha dos Núcleos RS e MG ainda foi apresentada na plenária do Consea-RS, no dia 11 de setembro. 

Novos eventos estão sendo programados, incluindo o lançamento oficial em Minas Gerais. Para ficar por dentro, acompanhe as redes sociais da Aliança.

Tags: