29/10/2024 - Blog Notícias
Hoje celebramos oito anos da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, uma coalizão que reúne mais de 70 organizações da sociedade civil, movimentos sociais, coletivos, entidades profissionais e mais de 400 membros individuais. Juntos, trabalhamos para garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e promover a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Brasil. Nossa luta é por um país onde todas as pessoas tenham acesso a uma alimentação saudável, adequada, culturalmente significativa e à água potável.
Desde sua criação em 2016, a Aliança tem se consolidado como uma força de resistência e proposição, articulando políticas públicas que assegurem uma alimentação digna e combatendo retrocessos que ameaçam a saúde da população.
Nossos esforços são guiados por uma visão inclusiva que valoriza tanto os saberes acadêmicos quanto o conhecimento popular. Esse compromisso se reflete em todas as nossas ações, seja no apoio à rotulagem frontal de alimentos, na defesa do Guia Alimentar para a População Brasileira ou na mobilização por uma Reforma Tributária justa, que privilegie alimentos saudáveis e taxe produtos nocivos.
Nossa atuação se adapta continuamente às demandas de um contexto político complexo. Apesar de uma gestão federal atual que está comprometida com a democracia e a redução das desigualdades, o Congresso Nacional é fortemente influenciado por setores que divergem de nosso ideal de alimentação saudável, o que traz desafios intensos. No entanto, seguimos firmes e organizadas, com a participação ativa de nossos Núcleos Locais e Grupos de Trabalho, que fortalecem nossa presença tanto em nível nacional quanto nas comunidades locais.
A Aliança trabalha para apoiar cada brasileiro e brasileira a fazer as melhores escolhas alimentares possíveis, inclusive, através do compartilhamento de informações que permitam decisões mais conscientes. Também nos dedicamos a colaborar na formulação de políticas públicas eficazes que promovam mudanças nos sistemas e no ambiente alimentar, facilitando o acesso a alimentos adequados e saudáveis de forma mais simples, segura e socialmente justa.
Nestes oito anos, conquistamos avanços significativos e mobilizamos milhares de pessoas em defesa do direito à alimentação saudável e adequada. Olhamos para o futuro com esperança e determinação, confiantes de que nossa luta, sustentada pela união de diversas vozes e saberes, continuará impactando positivamente os sistemas alimentares do nosso país.
Agradecemos a todas e todos que fazem parte de nossa história e seguimos com esperança.