Nos dias 4 e 5 de maio, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável promoveu o seu aguardado Encontro Nacional. Após um longo período de eventos virtuais, o este foi o primeiro presencial após a pandemia da COVID-19. O evento reuniu mais de 40 representantes dos Núcleos Locais e Grupos Temáticos da Aliança que lutam pela promoção de uma alimentação adequada e saudável no Brasil.

O Encontro Nacional foi marcado por momentos de avaliação e planejamento, debates e atividades práticas, proporcionando um ambiente de troca de conhecimentos, experiências e estratégias para fortalecer ações de promoção da alimentação adequada e saudável para todas as pessoas.

Durante o encontro, foram abordados temas relevantes para a agenda da Aliança, tais como políticas públicas, agroecologia, amamentação, segurança alimentar, combate à fome e sede, medidas regulatórias, garantia da água como bem comum e cadeias produtivas sustentáveis. Membras e membros da Aliança compartilharam suas experiências e visões sobre os desafios e as oportunidades existentes, buscando estimular a reflexão e o engajamento de todos os participantes.

Além das atividades conjuntas e debates, o Encontro Nacional proporcionou momentos de trocas e interações, permitindo que as/os participantes estabelecessem conexões e parcerias para futuras ações conjuntas entre os Núcleos, Grupos Temáticos e em outros coletivos e redes parceiras.

Durante o evento, também foi anunciada a nova composição do Núcleo Gestor da Aliança para o mandato de 2023-2026.

O Encontro Nacional da Aliança foi um marco importante para fortalecer o movimento em defesa da alimentação adequada e saudável no país, reafirmando o compromisso da Aliança em mobilizar e unir esforços para a criação de um ambiente propício à promoção de práticas alimentares mais saudáveis e sustentáveis em todo o Brasil.

Tags: