31/10/2024 - Blog Notícias
O Núcleo do Distrito Federal (DF) da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável apresenta o documento “Do Orçamento ao Prato”, um estudo de boas práticas, desafios e recomendações orçamentárias para que haja Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) para toda a população da capital federal.
O estudo está disponível em um artigo mais extenso e completo e no formato de cartilha, que trata dos temas de maneira mais simples, com a proposta de ampliar o diálogo sobre orçamento e políticas públicas para segurança alimentar e nutricional. Os dois materiais podem ser baixados neste link.
O guia tem por objetivo oferecer um panorama da situação das políticas de segurança alimentar e nutricional, focando tanto na identificação de iniciativas bem sucedidas, como na denúncia de lacunas e desafios orçamentários para o avanço dos programas relacionados ao Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) no DF.
Segundo o Núcleo DF da Aliança, o estudo indica a urgência de maior transparência na alocação de recursos e a necessidade de fortalecer o controle social das políticas de segurança alimentar e nutricional na capital federal.
“Sobretudo, ao expor dificuldades para a concretização e a subestimação orçamentária de programas essenciais de segurança alimentar e nutricional, o material faz um chamado para que a sociedade civil intensifique sua participação social e exija o cumprimento do Direito Humano à Alimentação Adequada”, afirma Adriano Gomes, nutricionista especializado em nutrição clínica, mestrando em saúde coletiva e membro do Núcleo DF da Aliança.
“Para pensarmos em um futuro com participação social verdadeiramente democrática e com todas as pessoas acessando seu direito à alimentação adequada e saudável, precisamos falar sobre políticas de SAN e o orçamento é parte central desse debate”, destaca o texto.
Acesse os documentos: https://alimentacaosaudavel.org.br/biblioteca/do-orcamento-ao-prato-boas-praticas-desafios-e-recomendacoes-orcamentarias/12120/