10/06/2025 - Blog Notícias

Líderes globais da saúde criticam o papel da Coca-Cola no Mundial de Clubes e pedem: Tirem o Refrigerante de Campo
Uma poderosa coalizão global de especialistas e defensores da saúde está pedindo à FIFA que encerre sua parceria de décadas com a Coca-Cola, acusando a empresa de “sportswashing” ou “lavagem da imagem pelo esporte” dos danos à saúde associados às suas bebidas açucaradas.
A campanha “Tirem o Refrigerante de Campo” (ou “Kick Big Soda Out”, em inglês) destaca como o patrocínio da Coca-Cola compromete diretamente os compromissos declarados pela FIFA com a saúde e o jogo limpo. Às vésperas da Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2025, ativistas estão clamando por ações imediatas para proteger os torcedores — especialmente as crianças — de associações enganosas com marcas.
No Brasil, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável apoia a campanha, juntamente com Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), ACT Promoção da Saúde, , Fórum Baiano de Direito Humano à Alimentação Adequada (FBDHAA), Instituto Desiderata e o Observatório Brasileiro de Conflitos de Interesse em Alimentação e Nutrição (ObservaCOI).
Para a Aliança, enquanto as grandes empresas de refrigerante continuarem patrocinando competições e atletas, a população vai seguir associando essas bebidas a momentos esportivos, de emoção e superação.
É importante lembrar que o consumo de refrigerantes e outras bebidas açucaradas prejudicam diretamente a saúde das pessoas, contribuindo para o crescimento da obesidade em todas as faixas etárias e no aumento da incidência de diabetes tipo 2.
Além disso, a indústria de refrigerante utiliza uma enorme quantidade de plástico para engarrafar seus produtos, contribuindo com a poluição, elevando as emissões de carbono e o esgotamento da água, levando o planeta a um patamar ainda mais problemático da crise climática.
Força Global
Tirem o Refrigerante de Campo ganhou força global durante as Olimpíadas de Paris de 2024, com mais de 255.000 signatários de petições e 93 organizações pedindo ao Comitê Olímpico Internacional que encerrasse sua parceria com a Coca-Cola. No entanto, um relatório da Vital Strategies descobriu que 78% da cobertura da mídia enquadrou o patrocínio da Coca-Cola de forma favorável, enfatizando sua promoção de marca, valores compartilhados ou benefícios econômicos, enquanto apenas 2% dos artigos criticaram a parceria como tema principal, citando preocupações como exploração, riscos à saúde ou práticas antiéticas.
“É um contrassenso termos grandes marcas de refrigerante associadas ao esporte, a um estilo de vida saudável, quando na verdade eles provocam tantas doenças. Precisamos expor cada vez mais essas situações e realmente destacar os alimentos saudáveis e não ultraprocessados”, afirma Laís Amaral, coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec.
Agora, os torcedores e defensores do futebol estão exigindo que a FIFA encerre sua parceria com a Coca-Cola na segunda onda de Tirem o Refrigerante de Campo, que pode ser vista no YouTube, Instagram e Facebook.
Tirem o Refrigerante de Campo destaca evidências globais crescentes que associam o consumo excessivo de açúcar a doenças crônicas não transmissíveis. Em países de baixa renda — onde essas condições estão aumentando em taxas alarmantes — a Indústria de Refrigerante comercializa agressivamente bebidas açucaradas para milhões de consumidores.
Os torcedores e organizações podem se juntar ao movimento que exige que a FIFA encerre sua parceria com a Coca-Cola em: https://www.kickbigsodaout.org/kick-big-soda-out-pt.
Não esqueça de usar #TiremORefrigeranteDeCampo #KickBigSodaOutofSport para participar da conversa.