05/11/2024 - Blog Notícias
Nesta terça-feira, 05 de novembro, o Guia Alimentar para a População Brasileira completa 10 anos.
Instrumento para educação alimentar e nutricional e importante indutor de políticas públicas, esse documento oficial do Ministério da Saúde recomenda que a alimentação de brasileiras e brasileiros seja baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, com preparações culinárias feitas com esses alimentos, respeitando a cultura e a produção local. Orienta ainda que os alimentos ultraprocessados sejam evitados.
A tradução destas recomendações para as políticas públicas e para a vida cotidiana das pessoas tem mobilizado milhares de gestores públicos, pesquisadores, profissionais de diferentes áreas e instituições da sociedade civil, entre elas, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.
A implementação do Guia pressupõe implementar diferentes ações que se complementam de forma sinérgica. Nos últimos anos, a Aliança tem contribuído para isso atuando em diferentes frentes. Entre elas:
– incidência em prol das mudanças na rotulagem frontal dos alimentos, com a implementação dos selos de Alto Em para produtos processados e ultraprocessados com excesso de sódio, gordura saturada e/ou açúcar adicionado;
– ações de sensibilização e mobilização sobre os perigos do consumo de produtos alimentícios ultraprocessados, tendo em vista sua associação com diversos desfechos negativos em saúde, como como obesidade, diabetes, hipertensão, depressão e diferentes tipos de câncer;
– incidência e no processo de reforma tributária em defesa de imposto seletivo para produtos nocivos à saúde e ao ambiente (como produtos alimentícios ultraprocessados e agrotóxicos) , e isenção de impostos para alimentos saudáveis;
– a defesa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para oferta de alimentação escolar adequada e de qualidade e inclusão de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica, além da exclusão de produtos ultraprocessados do ambiente escolar, inclusive da venda nas cantinas; e
– ações diretamente ligadas à defesa e difusão do Guia Alimentar para a População Brasileira, incluindo campanhas e atividades de educação e mobilização.
Em seus oito anos de existência, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável vem trabalhando com o objetivo de desenvolver e fortalecer ações coletivas que contribuam para a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada. Concretizar as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira é um dos caminhos para a realização desse direito.
Conheça os Guias
Alinhado ao Guia Alimentar para a População Brasileira, o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos é um documento publicado em 2019 que traz recomendações e informações sobre alimentação de crianças nos dois primeiros anos de vida com o objetivo de promover a saúde e políticas de proteção ao crescimento e desenvolvimento para que elas alcancem todo o seu potencial.
Confira abaixo os Guias:
– Guia Alimentar para a População Brasileira
– Guia Alimentar para Crianças Brasileiras menores de 2 anos