O Consea voltou: um prato cheio de justiça social! Esse foi o grito de alívio, felicidade e esperança que reverberou nas praças e cozinhas onde aconteceram atividades do Banquetaço 2023. Centenas de atividades realizadas por organizações da sociedade civil, movimentos sociais e coletivos aconteceram em mais de 70 cidades, de 14 estados, em uma grande agitação popular em apoio a restituição do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável também participou da festa, por meio de seus integrantes, em diferentes estados.

No Rio de Janeiro, integrantes da Aliança participaram da organização das atividades realizadas na sede do Gastromotiva. No local, foi realizada uma oficina de cartazes, organizada pelo coletivo “Comer para quê?”, e também foram distribuídas 500 quentinhas. Como parte das atividades do Banquetaço, a Aliança organizou a roda de conversa “Consea e sociedade civil na luta por alimentação adequada e saudável para todos e todas”, que contou com a participação de dois ex-presidentes do conselho nacional, Maria Emília Pacheco e Paulo Maluf, Paula Johns, do núcleo gestor da Aliança e diretora da ACT Promoção da Saúde, além de representantes de organizações integrantes do Consea Rio de Janeiro e da deputada estadual Marina do MST.

Em São Paulo, uma das atividades do Banquetaço aconteceu na Praça da República, onde aconteceu uma linda festa com artistas, ativistas da segurança alimentar e nutricional, e a distribuição de 1000 refeições.

Na cidade de Sertãozinho, interior do estado de SP, teve roda de conversa, doação de mudas, apresentação de capoeira, construção de mural ilustrativo e abaixo assinado pela reativação do Comsea municipal. As atividades foram  uma articulação de associação de agricultores urbanos, poder público (secretaria do meio ambiente e prefeitura), igreja católica (fome é o tema da campanha da fraternidade desse ano) e o Instituto Federal. “Nunca imaginei ver esse tipo de articulação por aqui, um local onde a monocultura da cana de açúcar é muito predominante”, afirmou o Lucas Sanches, integrante da Aliança, que adorou o evento.

Em Ribeirão Preto, SP, a distribuição de refeições e alimentos aconteceu no centro da cidade, e houve também varal com cartazes com informações a respeito do CONSEA e sua importância.

Na cidade de Tiradentes, SP, foram distribuídas 700 refeições. Integrantes das organizações e movimentos sociais da cidade fizeram discursos e falas sobre o Consea.

Em Florianópolis, as ações do Banquetaço aconteceram em frente ao Restaurante Popular, no Centro da cidade. Além da distribuição de refeições feitas pela Casa dos Amigos e @coletivobuva, teve microfone aberto, pelo qual ecoaram demandas pelo acesso pleno à água potável, por políticas públicas efetivas na garantia da alimentação adequada, pelo apoio da prefeitura às cozinhas comunitárias e por mais restaurantes populares descentralizados pela capital catarinense. O Cepagro, membro da Aliança, participou da construção do evento ao lado de diversos movimentos sociais e organizações.

 

Em Porto Alegre, no domingo, integrantes da Aliança participaram da Feira Ecológica da Redenção, com distribuição gratuita de frutas e bolos, e também ajudaram no preparativo dos alimentos que seriam distribuídos no dia seguinte. E na segunda-feira, dia 27, o banquete público foi ofertado no Largo Glênio Peres, no centro da capital gaúcha.

Em Dourados, Mato Grosso do Sul, as atividades foram lideradas pelo Consea local. Houve distribuição de frutas, doadas pela associação dos agricultores familiares do MS, e roda de conversa com estudantes de nutrição sobre o Segurança Alimentar e Nutricional e o impacto da política nacional no município.