30/04/2020 - Manifestos
Estamos vivendo um momento único e só teremos sua real dimensão quando olharmos para trás com as lentes da história. O desafio é sabermos como melhor contribuir em uma situação na qual estamos todxs mergulhados e as fronteiras da realidade não são nítidas.
A Pandemia do Coronavírus atingiu todo o planeta, e levou a todxs a uma parada forçada e repentina. O que era impensável e anunciado como impossível está acontecendo. Mudanças profundas na economia e na rotina diária da grande maioria dos bilhões de habitantes deste belo planeta. Não se fala em outro assunto, a existência gira em torno de um organismo invisível aos olhos que nos coloca em risco. Parar e refletir, parar e pensar, parar e respirar, refletir e agir ao mesmo tempo. Medo, ansiedade, luto, preocupação, crise são as palavras de ordem do momento.
Mas, como tradições milenares nos ensinam, crise também é oportunidade se for alimentada com esperança e confiança. Esperança de que as coisas não voltem a normalidade nada “normal” de outrora. Confiança que somos capazes e suficientes para trilhar um novo caminho. Como vamos transformar o atual modelo econômico que destruiu nosso próprio habitat? Estamos diante de uma oportunidade ímpar de estabelecer novas bases para os nossos sistemas alimentares? O que a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável tem a ver com isso tudo? Qual a nossa agenda neste presente e no futuro? Como ser solidários com aqueles em situação de maior vulnerabilidade, como aproveitar as fraturas expostas de um sistema gerador de extremas desigualdades para pensar caminhos para mudanças estruturais e sistêmicas?
Essas são algumas das reflexões que muitas pessoas, grupos e coletivos vem se debruçando desde o início dessa crise. Não precisamos responder todas as perguntas agora, mas podemos, para além de seguir mapeando, disseminando e contribuindo com as muitas iniciativas que são importantes para nossa agenda, seguir refletindo, buscar caminhos para os sonhos que construímos coletivamente quando criamos a Aliança.
Este boletim apresenta algumas das ações que foram desenvolvidas nas últimas semanas, pelos membros da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. Mais do que informar, esperamos que estas ações inspirem, estimulem e apoiem novas iniciativas que nos ajudem a enfrentar esses tempos com mais solidariedade, garantindo o direito humano à alimentação adequada e saudável.
Núcleo Gestor da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável
2 Comments
byNelson Paulo
Muito útil para Angola
byLUCIANE CRISTINA ROSIM SUNDFELD GIORDANO
Acredito que esta pandemia possa trazer reflexão aos nossos governantes, sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos…Menos veneno, menos agravo à natureza, menor relevância para capitais industriais…