O Grupo Temático Comida de Criança da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável desenvolveu a Tenda Comida de Criança e, agora disponibiliza dois manuais: versões presencial e virtual, para que outras pessoas possam replicar essa ação de educação alimentar e nutricional em seus territórios.

A Tenda Comida de Criança foi elaborada em conformidade com o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de Dois Anos e tem como objetivo sensibilizar sobre a importância da amamentação e da alimentação infantil. Os manuais contêm uma série de atividades que podem ser adaptadas de acordo com a realidade do território e público alvo.

Um dos aspectos relevantes dessa proposta de educação alimentar e nutricional é a utilização da classificação NOVA baseada na extensão e propósito do processamento industrial. Os alimentos classificados como ultraprocessados têm sido associados a diferentes doenças como obesidade, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. E em uma das atividades, os/as participantes são convidados/as a classificar os alimentos em um tabuleiro personalizado. Outra atividade que enriquece o debate acerca dos malefícios dos ultraprocessados é o informativo sobre os compostos lácteos.

Para apresentar e discutir os 12 passos para uma alimentação adequada e saudável para as crianças brasileiras menores de dois anos, foi elaborado um quiz interativo. Na Tenda Comida de Criança também não poderia faltar a discussão sobre os avanços e desafios das legislações e políticas públicas para garantir o direito à amamentação e a alimentação infantil.

Gostou da proposta da Tenda Comida de Criança? Quer replicar no seu território? Então acesse o formulário abaixo, preencha os seus dados e tenha acesso aos manuais das duas modalidades (presencial e virtual). Os links de acesso aos manuais estarão disponíveis na mensagem final de envio do formulário.

Link para o formulário: https://forms.gle/c1MqDmwbpuYsuGw78

Quando realizar a Tenda, não esqueça de nos enviar um feedback no e-mail (gtcomidadecrianca@alimentacaosaudavel.org.br) e marcar a Aliança no Instagram (@aliancaalimentacao).

Tags: