02/06/2025 - Blog Notícias

Temos menos de duas semanas para colaborar na consulta pública sobre o Marco de Referência de Sistemas Alimentares e Clima para as Políticas Públicas.
É importante que os integrantes da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável participem, uma vez que é intrínseca a relação entre a crise climática e os sistemas alimentares, com efeitos diretos que vão do atendimento ao Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) até a qualidade e no preço dos alimentos que colocamos na nossa mesa.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a proposta é reunir evidências e propostas para a articulação e o desenvolvimento de políticas públicas para uma transição justa dos sistemas alimentares, na direção da saúde, sustentabilidade e equidade, e em apoio aos Planos Clima: Mitigação e Adaptação.
O Marco de Referência sobre Sistemas Alimentares e Clima para Políticas Públicas é uma parceria entre o MDS, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), com o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (Opsan) da Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto Clima e Sociedade.
Como apontou o Governo Federal, a emergência climática tem impactos devastadores que afetam muito mais do que a produção de alimentos: estão na perda de vidas humanas, na degradação dos ecossistemas, na redução da qualidade de vida, na insegurança alimentar e nutricional e em violações de direitos humanos, especialmente os direitos à saúde e à alimentação adequada.
Consulta pública para contribuições ao documento: Marco de Referência de Sistemas Alimentares e Clima para Políticas Públicas
Onde participar: plataforma Participa + Brasil
Período: até 15/06
Para apoiar as contribuições, acesse aqui o Marco de Referência completo: https://drive.google.com/file/d/1e9fgwxiBpcYx9dVgCXc1zD2ucb8TV35h/view