27/08/2024 - Blog Notícias
Durante as enchentes que afetaram grande parte do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre, o Grupo Temático (GT) Água da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável arrecadou R$ 15 mil em doações, em parceria com ACT Promoção da Saúde, Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (GEPPAAS – UFMG) e Gente é Pra Brilhar. O valor foi utilizado para a compra de galões de água, que foram encaminhados para o programa Cozinhas Solidárias.
Juliano de Sá, integrante do Núcleo Rio Grande do Sul da Aliança, é um dos coordenadores das Cozinhas Solidárias na Grande Porto Alegre e relata que a central de abastecimento construída na região atende, semanalmente, 210 cozinhas, que disponibilizam de 25 mil a 30 mil refeições diárias na região metropolitana da capital gaúcha.
“As coisas ainda estão bem complicadas. Tem muita gente que ainda não conseguiu voltar para casa e tem muita casa que ainda está debaixo de lama. As Cozinhas Solidárias estão fazendo um trabalho incrível de resistência, porque, de certa forma, todo mundo foi impactado, principalmente a classe trabalhadora. Quem não mora em área alagada também foi prejudicado, de uma forma ou de outra”, explica.
Segundo Sá, o programa tem recebido doações de proteína animal, especialmente frango. Por outro lado, eles lutam contra a falta de insumos para as refeições, incluindo arroz, feijão, farinha, azeite, massa, verduras, legumes e frutas.
“Para esse universo, ainda temos muita dificuldade para a composição das refeições diárias”, completa.
Para mais informações sobre a Central de Abastecimento das Cozinhas Solidárias e para ajudar, acesse o perfil www.instagram.com/ceabcozinhasolidaria.
Assista no Youtube da Aliança: Segurança alimentar e nutricional em emergências climáticas .