Se você encontrar produtos que ainda não se adaptaram à rotulagem nutricional, envie sua denúncia para a Aliança
Da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável

 

Você percebeu que, desde 2022, os rótulos dos produtos alimentícios começaram a mudar, não é mesmo? 

Na parte da frente das embalagens, apareceu o selo com a lupa, indicando alimentos e bebidas com altas quantidades de sódio, gordura saturada e/ou açúcar adicionado. 

Na parte de trás, a tabela nutricional passou a trazer o número de porções por embalagem, por 100 gramas ou 100 mililitros, além da quantidade dos açúcares totais e adicionados (separados do valor total de carboidratos). 

A rotulagem nutricional segue normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 429 e a Instrução Normativa (IN) nº 75.

Estamos chegando ao final do prazo para a adequação de toda a indústria alimentícia a essas regras, no mês de outubro. Por isso, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável está de olho nos produtos que ainda não estão de acordo. 

Aqui, você encontra um formulário para denunciar produtos que exibem de forma inadequada o selo da lupa ou com informações nutricionais escondidas, ilegíveis ou incompletas, inclusive, na tabela nutricional. 

Você pode preencher anonimamente ou se identificar, se quiser. Contamos com os olhos vivos e a participação de todos e todas para encaminharmos potenciais denúncias à Anvisa. 

Acesse aqui o formulário. 

Tags: