ASSINE A PETIÇÃO:

Exija uma rotulagem clara e eficaz nos alimentos que você consome.

Rotulagem Adequada Já!

Mensagem a ser enviada nesta campanha:

Senhores Diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),

Considerando que é um direito básico do consumidor “a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem”, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC);

Considerando que as regras vigentes sobre informação nutricional nos rótulos de alimentos no Brasil não garantem o direito à informação sobre a composição e a qualidade nutricional dos alimentos devido a vários problemas de visualização e compreensão do conteúdo e de mensagens contraditórias na parte frontal da embalagem;

Considerando a experiência bem sucedida do Chile em adotar um modelo de rotulagem nutricional frontal de advertências com a utilização de texto com linguagem direta e simples, o uso da alusão gráfica do octógono que remete a uma placa de “Pare” e o uso da cor preta;

Considerando a importância do alinhamento da rotulagem nutricional com o Guia Alimentar para a População Brasileira, que tem como princípio que as escolhas alimentares devem levar em conta a extensão e o propósito do processamento industrial dos alimentos;

Considerando as recomendações de organismos internacionais de saúde incluindo a Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde, de que a adoção de regras de rotulagem de alimentos adequadas contribuem para melhores escolhas alimentares e consequentemente para a prevenção da obesidade, hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas;

Considerando as evidências internacionais de que a informação nutricional complementar disposta na parte da frente da embalagem, com mensagens e símbolos simples e de fácil visualização, é benéfica para o entendimento dos consumidores e influencia na mudança da intenção de compra dos alimentos;

As organizações e pessoas físicas que assinam esta petição manifestam sua posição favorável à adoção da proposta de rotulagem nutricional apresentado pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), com o apoio de pesquisadores em design da informação UFPR (Universidade Federal do Paraná), para a Anvisa.

**your signature**

Compartilhe:

   

ROTULAGEM ADEQUADA JÁ!

Informações importantes sobre os alimentos que você consome nem sempre chegam até você e isso pode levar a escolhas erradas.

Com rótulos mais compreensíveis e informação adequada, as pessoas podem fazer escolhas alimentares mais conscientes e, consequentemente, mais saudáveis.

Depoimentos

Histórias reais de pessoas que que tiveram suas vidas afetadas pela alimentação não saudável e que querem saber o que estão comendo. 

Fabiano Luder
Portador de diabetes tipo 2

Rita Lisauskas
Mãe do Samuel

Breno Vieira de Carvalho
Portador de diabetes tipo 2

Ageu Costa
Hipertenso e portador de insuficiência renal

Paola Ribeiro
Produtora cultural

Prof. Carlos Augusto Monteiro
Dra. Maria Edna de Melo
Dr. Luiz Bortolotto
Médicos

ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ADVERTÊNCIA

Conheça a proposta de rotulagem em formato de triângulos

blog da rotulagem

O diabo está nos detalhes, e eles começam a ser debatidos este mês
O diabo está nos detalhes, e eles começam a ser debatidos este mês
Finalmente! Um calendário do processo de rotulagem nutricional
Finalmente! Um calendário do processo de rotulagem nutricional
Aliança participa de reunião com Diretor de Regulação da Anvisa
Aliança participa de reunião com Diretor de Regulação da Anvisa

Linha do tempo

ENTENDA O PROCESSO DE REVISÃO DA ROTULAGEM NUTRICIONAL NO BRASIL

2014

Anvisa cria grupo de trabalho para discutir o aprimoramento da rotulagem nutricional

Veja a lista completa dos membros que participaram do grupo de trabalho organizado pela Anvisa:

  • Representantes dos ministérios da Saúde e Desenvolvimento Social (MDS)
  • Associação das Indústrias da Alimentação (Abia)
  • Associação das Indústrias de Alimentos Dietéticos (Abiad)
  • Conselho Federal de Nutricionistas (CFN)
  • Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea)
  • Universidade de Brasília (UnB)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)
  • Proteste

2014 a 2017

Grupo de trabalho realiza discussões sobre o aprimoramento da rotulagem nutricional.

A equipe de profissionais formada pelo Grupo de Trabalho da Anvisa contribuiu oferecendo subsídios à Anvisa em assuntos técnicos e científicos relacionados à rotulagem nutricional. Foram identificados os problemas que existem hoje e propostas soluções para melhorar os rótulos.

Junho de 2017

Idec apresenta proposta de rotulagem nutricional à Anvisa

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), juntamente com pesquisadores da UFPR (Universidade Federal do Paraná), apresentou uma proposta de aprimoramento dos rótulos com destaque para advertências frontais.

A proposta consiste em um triângulo preto, com bordas arredodadas em fundo branco e um texto de fácil compreensão. A advertência deverá ser apresentada na parte da frente das embalagens de alimentos processados e ultraprocessados para indicar a presença de grandes quantidades de açúcares, gorduras totais, gorduras saturadas e sódio. O produto que contiver qualquer quantidade de adoçante e/ou gordura trans também receberá triângulos de advertência.

Maio de 2018

Anvisa declara que modelos de advertência são os mais eficientes para informar a população

Em maio de 2018, a Anvisa publicou o  Relatório Preliminar de Análise de Impacto Regulatório , afirmando que  modelos que utilizam alertas na frente das embalagens seriam os mais adequados para a população, pois auxiliam os consumidores a fazer escolhas alimentares mais saudáveis e estimulam os fabricantes a reformular seus produtos.

Maio a Julho de 2018

Abertura da Tomada Pública de Subsídios (TPS)

Após a publicação do Relatório Preliminar, a Anvisa abriu uma consulta pública técnica on-line com o objetivo de coletar dados, informações e evidências científicas.

 

As questões da consulta pública técnica abrangeram desde o problema a ser resolvido com a regulação dos rótulos até as opções regulatórias para alcançar os objetivos pretendidos, como a identificação e comparação de seus impactos, ações e monitoramento da implementação.

Próximos passos

Abertura da consulta pública sobre rotulagem nutricional

Após as contribuições técnicas que aconteceram entre maio e julho de 2018, a Anvisa deve elaborar um novo texto apresentando indicações definitivas para a proposta de rotulagem nutricional, que deverá ser submetido à consulta pública para que toda a população possa opinar.

© 2017 - Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. Todos os direitos reservados.

%d blogueiros gostam disto: