A FIAN Brasil acaba de disponibilizar a tradução para o português do relatório preliminar de monitoramento da Fian Internacional: “Impacto da Covid-19 na Realização do Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas” (clique aqui para fazer download).

O documento faz uma análise das dos fatores pandêmicos e estruturais que agravam as consequências da pandemia,  levanta impactos do direito humano à alimentação e nutrição adequadas (Dhana) nas primeiras semanas da Covid-19, e lista maneiras de proteger esse direito no contexto da pandemia, e também recomendações aos Estados. “É o resultado de um esforço coletivo para monitorar os desenvolvimentos ao redor do mundo nas duas primeiras semanas de abril, e é baseado em nosso mandato de apoiar comunidades de base e movimentos sociais em suas lutas para reivindicar seus direitos”, afirma o documento.

“Embora a situação atual exija ações urgentes para conter a pandemia e respeite os direitos humanos, ela expõe os problemas estruturais fundamentais de nossas sociedades, que geram exclusão, violência e injustiça. As violações dos direitos humanos e a geração de pandemias andam de mãos dadas com a destruição do ecossistema e o aquecimento global causado pelo homem. A pandemia atual, portanto, também exige políticas públicas que mudem fundamentalmente a maneira como nossas sociedades estão organizadas e como o sistema econômico opera”, conclui o relatório.

Deixe uma resposta