Ação tem o objetivo de apresentar como fica a aplicação nos produtos da proposta de
rotulagem nutricional em formato de triângulos

Tenda da Rotulagem no Congresso Brasileiro de Nutrição. Imagem: Divulgação

Com o objetivo de apresentar a proposta de rotulagem nutricional frontal de alimentos em formato de triângulos, a partir da qual o consumidor pode ter mais informação sobre o que está comendo, membros da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável estão realizando a ação Tenda da Rotulagem em diversas regiões do País. Até o momento, já foram realizadas 17 tendas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e São Luís do Maranhão.

Assista ao vídeo de uma das tendas, realizada em 6 de abril, no Rio de Janeiro.

A Tenda

A proposta da Tenda da Rotulagem é interagir com a população e mostrar como ficariam as embalagens de bebidas e alimentos ultraprocessados (como biscoitos, cereais matinais e refrigerantes), caso as embalagens tivessem uma rotulagem adequada com sinais de advertência para identificar nutrientes críticos em excesso.

Além disso, diversos produtos ultraprocessados não só escondem informações importantes do consumidor, como apresentam alegações supostamente saudáveis como “rico em fibras”, “integral”, “rico em cálcio”, “rico em vitaminas”, quando na verdade o produto contém excesso de sal, açúcar e gorduras e outros nutrientes acima dos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O modelo de rotulagem apresentado, com advertências em formato de triângulo, é uma proposta do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), apoiada pela Aliança, e está em discussão na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que deve apresentar uma chamada para consulta pública em breve.

Durante a tenda, também são coletadas assinaturas para a petição a favor da proposta de rotulagem, que  já conta com mais de 75 mil assinaturas em apoio.

Quer saber como realizar a Tenda da Rotulagem no seu município? Envie uma mensagem para: contato@alimentacaosaudavel.org

 

Tags:

Deixe uma resposta