#AnvisaPerguntaPraMim: a população precisa ser ouvida sobre as novas regras de rotulagem

A partir desta semana, convidamos toda a população para participar da campanha #AnvisaPerguntaPraMim, lançada pela Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável nas redes sociais. O objetivo é reforçar a importância do engajamento de toda a sociedade no processo regulatório em andamento na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que definirá as novas regras de rotulagem nutricional.

Para participar, basta compartilhar no Facebook, Instagram ou Twitter uma imagem com a hashtag #AnvisaPerguntaPraMim, que pode ser acompanhada de um texto manifestando seu posicionamento a respeito das mudanças nas regras de rotulagem. Diversos exemplos começam a ser postados nos canais oficiais da Aliança a partir desta semana. É importante marcar a Anvisa em todos os posts no twitter e facebook

Nós, da Aliança, temos nos deparado com um engajamento extraordinário em nossa campanha #RotulagemAdequadaJá!, o que interpretamos como um claro sinal de que os consumidores reconhecem o rótulo como uma ferramenta importante para a construção de hábitos mais saudáveis. Agora, é hora de pedir #AnvisaPerguntaPraMim para que haja mobilização pela mudança e abertura da consulta pública para a população opinar.

A consulta pública, que faz parte de processos regulatórios desta natureza, é uma etapa fundamental. Trata-se de uma ferramenta de construção conjunta de políticas públicas entre governo e sociedade. Com a colaboração dos cidadãos, empresas, movimentos e organizações da sociedade, as ações e programas podem ser aprimorados de acordo com as demandas coletivas.

Por uma rotulagem adequada já!

As discussões em torno dos rótulos dos alimentos estão em andamento desde 2014, quando formou-se um Grupo de Trabalho (GT) no âmbito da Anvisa para debater o assunto. No ano passado, diversas organizações apresentaram suas propostas de aperfeiçoamento e, em breve, a Agência deve se posicionar a respeito das sugestões recebidas, dando início ao processo de escuta da sociedade.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) integrou o GT e, ao fim dos trabalhos, apresentou uma proposta em parceria com pesquisadores da  Universidade Federal do Paraná (UFPR). Faz parte desta proposta, entre outros aspectos, a adoção de rótulos de advertência na parte da frente das embalagens baseada na experiência bem-sucedida do Chile.

Saiba mais sobre a campanha #AnvisaPerguntaPraMim nas páginas da Aliança no Facebook, Twitter e Instagram.

Abaixo estão alguns modelos de imagem que você pode imprimir e utilizar:

 

Modelo 1
Modelo 2
Modelo 3

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