Rotulagem Adequada Já!

A rotulagem dos alimentos, tal como é hoje, não favorece nosso acesso à informação. Temos dificuldade em localizar e compreender dados que deveriam guiar nossas escolhas alimentares.

Aqui no Brasil, os rótulos seguem regras determinadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que, atualmente, está discutindo a revisão das normas vigentes.

A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável defende a adoção de uma rotulagem nutricional frontal de advertência, entre outras recomendações, conforme proposta apresentada à Agência pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Acreditamos que consumidores mais bem informados são capazes de fazer melhores escolhas em direção a uma alimentação mais saudável.

Saiba como as mudanças nos rótulos podem te informar melhor sobre o que você consome:

Rotulagem Nutricional Frontal de Advertência

Alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, refrigerantes, sucos e cereais adoçados, sopas e macarrões instantâneos, biscoitos e doces, hambúrguer, salsicha, nuggets, entre diversos outros, receberão selos de advertência na parte da frente da embalagem quando houver excesso de açúcar, sódio, gorduras totais e saturadas, além de adoçante e gordura trans em qualquer quantidade.

Se tem selo, não tem publicidade

Alimentos que receberem o selo estarão proibidos de fazer qualquer tipo de comunicação direcionada a  crianças. Também não poderão ter frases do tipo “rico em fibras” e “0% gordura trans”, que podem iludir os consumidores.

Ingredientes culinários

As embalagens de sal, açúcar, manteiga, azeites, óleos de soja, milho, girassol e outros, que são ingredientes culinários usados para preparar alimentos, deverão ter frase de advertência informando que devem ser utilizados em quantidade moderada.

Melhorias das informações obrigatórias em todos os alimentos embalados:

Textos legíveis

A leitura será facilitada com letra em tamanho mínimo, tipografia específica e fundo branco para garantir mais contraste.

Porções reais e comparáveis

As informações nutricionais de um produto deverão ser apresentadas por 100g ou por embalagem total, o que facilita a comparação.

Lista de Ingredientes mais visível

Para indicar o grau de processamento de um alimento, o número total de ingredientes deverá estar claro no título da lista, em fonte legível e padronizada. O espaço será adequado e trará a junção de ingredientes similares.

© 2017 - Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. Todos os direitos reservados.